Prevenir para preservar

Encontro na Fatec quer orientar empreendedores para que abram seus negócios sem cometer crimes ambientais.


Foto: Divulgação


Discutir os crimes ambientais antes que eles aconteçam. Foi esse o caminho adotado pelo setor de fiscalização ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que realiza no dia 28 de junho, a partir das 19h, evento destinado aos empreendedores. O objetivo é simples: dar informações para que esses futuros empresários da região abram seus negócios sem cometer qualquer tipo de crime ambiental.

A iniciativa envolve não só a SVMA, por meio do seu Núcleo Descentralizado Leste 2, como também a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ). Apoiam o projeto a Subsecretaria do Empreendedorismo e Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo (SEMPE), o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (SIMPI), o Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste (FDZL) e outros parceiros, como a Faculdade de Tecnologia do Tatuapé (FATEC), local do evento.

Segundo dados do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) da SVMA, é bastante frequente que um empreendimento apresente irregularidades de natureza ambiental, transformando o que poderia ser uma iniciativa positiva de geração de trabalho, renda e desenvolvimento local em uma grande dor de cabeça. Pior ainda: muitos desses problemas poderiam ser evitados com a simples informação.

No encontro, técnicos e especialistas querem dialogar com a população para falar sobre medidas preventivas e procedimentos adotados pela fiscalização ambiental municipal. Também apresentarão providências relativamente simples, numa abordagem preventiva, para promover o conhecimento desse tema e evitar que o munícipe tenha custos desnecessários ou até tenha seu negócio inviabilizado.

A primeira palestra, sobre Empreendedorismo, será proferida pelo Subsecretário de Estado Roberto Sekiya (SEMPE), seguido por palestra com o tema Licenciamento – Quem Precisa e Quem Não Precisa, com Carolina Afonso Pinto, do Departamento de Controle de Qualidade Ambiental (DECONT) da SVMA. A terceira palestra, de Alessandro Mendonça Mazzoni (UMAPAZ), será sobre Fiscalização como Instrumento de Educação Ambiental. O público poderá então participar de um circuito de perguntas para que os especialistas tirem suas dúvidas.

SERVIÇO

Dia: 28 de junho de 2017
Hora: 19 horas
Local: Faculdade de Tecnologia do Tatuapé (FATEC) - Rua Antônio de Barros, 800 (esquina com av. Radial Leste, Metrô Carrão) – Tatuapé.