SVMA participa de evento sobre Economia Circular

Foto:svma

Diversas autoridades estaduais e municipais prestigiaram a 19ª edição da Semana do Meio Ambiente, com seminário promovido em 6 de junho pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O tema “Economia Circular – um Modelo de Economia Ambiental” contou com palestras de diversos segmentos, como a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e Fundação Ellen MacArthur. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) foi representada por Marcelo Morgado, diretor do Departamento de Planejamento (DEPLAN).

A mesa de abertura foi presidida por Nelson Pereira dos Reis, vice-presidente e diretor do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da FIESP; falaram o secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente, Antonio Velloso, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, deputado Arnaldo Jardim, e Marcelo Morgado, diretor do DEPLAN/SVMA, representando o secretário Gilberto Natalini. Morgado ressaltou o comprometimento da pasta com o tema, a necessidade de esforço conjunto de vários envolvidos para o avanço das questões e destacou o exemplo de cidades como Amsterdã e Paris, que criaram planos de trabalho.

A economia circular visa construir novo ordenamento que supere a tradicional economia linear, que exaure recursos naturais numa ponta e, na outra, descarta resíduos, emissões e efluentes, que poderiam ser convertidos em matérias-primas e insumos para a cadeia produtiva. Isso vale em especial para os recicláveis. Morgado destacou as políticas ambientais praticadas pela SVMA, como o projeto de segregação de resíduos, cujos recicláveis seguirão para uma cooperativa para gerar renda a 37 famílias.

Esse projeto retomado pela atual gestão foi lançado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa prevê separação de todos os resíduos; além de lixeiras em todos os postos de trabalho destinadas a papel, coletores complementares se encontram nos corredores de cada andar e no piso térreo; em breve, serão recolhidas pilhas e baterias geradas internamente. O objetivo é replicar o projeto em todas as instalações da SVMA.