Da Terra para o céu: o problema do lixo espacial


Foto: Divulgação


Você sabe o que é lixo espacial? Quais seriam seus danos para quem vive na Terra? Podemos limpar ou evitar essa poluição? Para responder perguntas como estas e esclarecer outras curiosidades, a Universidade Aberta do Meio Ambiente de Cultura de Paz (UMAPAZ) promove nesta quinta (8) a palestra “Da Terra Para o Céu: o Problema do Lixo Espacial”. Especialistas da área e professores da Escola Municipal de Astrofísica lideram o debate.

O lixo espacial não é uma coisa recente. Desde 1957, mais de quatro mil satélites foram lançados na órbita da Terra. Após perderem sua utilidade, esses equipamentos viram sucatas que circulam desordenadamente em nossa órbita. Somam-se a elas restos de instrumentos e ferramentas perdidas por astronautas, ampliando ainda mais esse lixo espacial. O lixo espacial representa mais risco para satélites ativos e naves espaciais tripuladas no espaço, pois quando entra em contato com a atmosfera, grande parte dos destroços é queimada e destruída, resguardando a vida no planeta.

A solução encontrada para o lixo até o momento é direcionar os satélites para as chamadas órbitas-cemitério, ou seja, programar o satélite para seguir uma rota orbital distante da terrestre, assim que seu tempo de vida útil se acabe. Temos mais de meio milhão de detritos produzidos pelo homem, orbitando ao redor da Terra em velocidades altíssimas. Portanto, seja dentro ou fora do planeta, o homem ainda não conseguiu vencer o problema “evolução x produção de lixo”, um segredo a ser solucionado por ambientalistas.

SERVIÇO

Dia: 08 de junho de 2017, quinta-feira
Horário: das 19h às 21h
Local: Escola Municipal de Astrofísica - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque Ibirapuera. Pedestres: Acesso pelo portão 10. Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul).

Não é necessário fazer inscrição. Serão distribuídas senhas 30 minutos antes do início da palestra.