Vila Mariana ganha corredor verde qualificado para atração de polinizadores


Foto: Arquivo SVMA


A calçada do Instituto Biológico (órgão vinculado à SAA - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), na Vila Mariana, ganhou um corredor verde com novas árvores, arbustos e plantas atrativas de polinizadores nesse domingo (28/05). A iniciativa, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi desenvolvida em parceria com a SAA e implementada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, pelo Cades/Agenda 2030 Vila Mariana, pela Prefeitura Regional Vila Mariana, com apoio da Prefeitura Regional Lapa e comunidade local.

“Precisamos arborizar São Paulo, ações como essa são de extrema importância para a biodiversidade da metrópole”, disse o secretário Gilberto Natalini.

A implantação do corredor verde ocupa aproximadamente 450 metros lineares, abrangendo a Rua Amâncio de Carvalho e a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, com o objetivo de criar um espaço seguro e adequado para os agentes polinizadores – essenciais para a produção de alimentos, e conta com a participação da população.

A finalidade é qualificar e enriquecer a vegetação existente nas calçadas do Instituto Biológico, que já conta com cerca de 60 indivíduos (entre palmeiras, árvores e arbustos), previamente mapeados e analisados para que possam ser identificados os espaços disponíveis para o plantio de qualificação e enriquecimento. O projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de polinizadores no mundo todo - como a realizada em Oslo, capital da Noruega, que implantou a “rodovia das abelhas” com espécies melíferas. A Grã-Bretanha também implantou importantes iniciativas neste sentido.

O foco da ação está nas espécies introduzidas e não na quantidade de mudas, envolvendo o plantio de outros extratos também. Essa é uma ação tão importante quanto plantar florestas, pois criará conexões entre os bosques, maciços e florestas já existentes favorecendo o serviço dos polinizadores, o que é muito benéfico para a ampliação da biodiversidade na cidade.