Palestra: Nascimento e evaporação de buracos negros

Foto:Divulgação

Se você curte as curiosidades do espaço sideral, não pode perder a palestra que a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) realiza no dia 28 de maio, domingo, às 14h, no Planetário do Carmo. Com o tema Nascimento e Evaporação de Buracos Negros, a atividade pretende discutir, além de sua formação, uma última detecção de ondas gravitacionais emitidas pelo processo de fusão entre dois buracos negros gigantes.

Esse fenômeno é, na verdade, uma estrela em seu último estágio de evolução. Depois de consumir todo o seu combustível, ela se transforma em uma “supernova” com um caroço no centro. Se a massa desse caroço for maior que duas massas solares, ele se transformará em um buraco negro. Estamos falando de uma região do espaço na qual a concentração de massa é tão grande em um ponto infinitamente pequeno que nada consegue escapar da atração de sua força de gravidade, nem mesmo a luz.

O programa será mediado pelo astrofísico Eduardo dos Santos Pereira, palestrante convidado formado pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para o público, não é necessário fazer inscrição, porém serão distribuidas senhas uma hora antes do início do evento. Então, chegue cedo, pois as vagas são limitadas.

SERVIÇO
Dia: 28 de maio de 2017, domingo
Horário: às 14h
Local: Auditório do Planetário do Carmo - Rua John Speers, 137 - Itaquera