Conectando Pessoas à Natureza

 

Foto:Divulgação

No dia 5 de junho, o mundo comemora o Dia do Meio Ambiente. A data foi criada com a intenção de encorajar atitudes de proteção e preservação do meio ambiente, chamando a atenção das populações e governos de todo o globo para as consequências de atividades prejudiciais à natureza. A cada ano, nesse dia, é desenvolvido um tema que gera ideias para ações de conscientização ambiental.

A data teve origem em 1972, quando a cidade de Estocolmo, na Suécia, foi sede da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano e Clima. Essa conferência chamou a atenção do planeta para a importância de controlar o uso dos recursos naturais que, até então, eram explorados desmedidamente. Antes desse evento, acreditava-se que esses recursos vindos da natureza eram inesgotáveis.

Também em Estocolmo foram ouvidas, pela primeira vez, as expressões “ilhas de calor”, “efeito da inversão térmica” e “desenvolvimento sustentável”. A partir de lá, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente, adotando um tema diferente. Para 2017, o tema é: Conectando Pessoas à Natureza – um claro objetivo de convidar as pessoas a apreciarem a beleza e importância dos recursos naturais.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o tema tem a função vetora de levar as pessoas a refletirem ao fato de que são parte da natureza e que dependem dela intimamente. Seguindo esse pensamento, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) organizou diversos eventos, espalhados pela capital paulista, para dar à Semana do Meio Ambiente o devido destaque. Uma dessas atividades de conscientização e educação ambiental é o seminário “São Paulo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que acontece na sede da UMAPAZ, no dia 5 de junho, das 10h às 13h.