UMAPAZ promove palestra “A História da Educação Ambiental e os Movimentos Sociais”

Foto:Divulgação

As questões ambientais passaram a fazer parte das agendas políticas desde as primeiras conferências do clima e do meio ambiente, nos anos 70. Junto às discussões, surgiu a ideia de educação ambiental como ferramenta para conscientizar a população. Pensando em contar mais sobre essa história, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) programou para o dia 23 de maio, terça-feira, às 19h, a palestra “História da Educação Ambiental e os Movimentos Sociais”.

O programa pretende discutir as mudanças na educação ambiental para atender às necessidades geradas ao longo dos anos. O modelo de educação ambiental precisa, inclusive, acompanhar mudanças políticas e comportamentais da sociedade, e a palestra trabalha os conceitos de educação ambiental.

A educação ambiental surgiu com uma ideia conservacionista, de preservação do meio ambiente tal como está. Tal ideia foi se modificando e agregando questões sociais, humanas e políticas. A evolução dos parâmetros de educação ambiental teve seu marco principalmente nas conferências internacionais do clima e meio ambiente. As pressões populares durante a Rio+20, por exemplo, forçaram instituições governamentais a dar mais atenção às Metas do Milênio. A Carta da Terra foi outra iniciativa fortalecida por uma iniciativa de movimento popular.

No Brasil, a educação ambiental ainda é assunto periférico, apesar de seu crescimento nas agendas populares. A regulamentação da política de educação ambiental municipal da cidade é um dos objetivos previstos pela atual gestão.

SERVIÇO
Dia: 23 de maio de 2017, terça-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268. Pedestres: Portão 7A. Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
Inscrições: aqui