Divisão de Fauna e Herbário participam do AVISTAR 2017

Foto: Divulgação

A Divisão de Fauna Silvestre e o Herbário Municipal, departamentos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), foram convidados para palestrar durante o Evento Avistar, sobre a Biodiversidade da Cidade de São Paulo, às 14h desta sexta (19), no Instituto Butantan. Os biólogos Anelisa Magalhães (Fauna) e Ricardo Garcia (Herbário) falam no primeiro dia de evento, que acontece de sexta (19) a domingo (21), juntamente com o #vempassarinhar.

Os técnicos são também os autores do documento sobre a Biodiversidade publicado em 2016 pela SVMA, que inventaria espécies há 20 anos. Estão registradas 1113 espécies de fauna e de 4768 espécies de flora, catalogação que subsidia e dá diretrizes a ações ambientais no município de São Paulo. Esta publicação é um ponto de partida para a elaboração de um plano de manejo e conservação de áreas verdes.

O Avistar 2017 é um encontro anual dos observadores de aves, com oficinas, feira, congresso, atividades culturais e educacionais. Uma das funções é promover o registro, conservação e conhecimento de nossa avifauna. O projeto estimula uma relação saudável com a natureza, o turismo responsável, a ciência-cidadã e a relação responsável dos usuários com as unidades de conservação. Este ano, o Avistar é realizado no próprio Instituto Butantan.

O evento ocorre simultaneamente com o #vempassarinhar, atividade de observação de aves que tem atraído cada vez mais adeptos. Ele é viabilizado por uma parceria entre a Divisão de Fauna Silvestre da SVMA, o Save Brasil/Bird Life International e o Observatório de Aves do Instituto Butantan. As informações obtidas nas observações são digitalizadas no aplicativo “e-bird” (programa global de monitoramento de aves), gerando conhecimentos aplicáveis nas políticas de conservação da biodiversidade.