Mutirão no Parque CEMUCAM


Foto: Arquivo da SVMA


No último sábado, (13) aconteceu no Parque CEMUCAM um grande Mutirão de Limpeza, que deu uma cara nova ao local. O evento, batizado por “Movimento CEMUCAM, quem ama cuida”, foi uma ação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com entidades civis e governamentais unindo os municípios de São Paulo, Cotia, Embu e Osasco. Contou com o apoio da Associação Amigos do Parque CEMUCAM- AAPC e da comunidade, que aceitaram a proposta de imediato, arregaçaram as mangas e ajudaram a mudar a cara do parque. Muitos parceiros participaram da ação.

O Parque CEMUCAM é um ponto de encontro de lazer e de prática de esporte e recebe principalmente frequentadores da zona Oeste da capital e da Região Metropolitana de São Paulo. O evento teve como principal objetivo revitalizar o parque e atrair de volta os visitantes que, aos poucos, deixaram de frequentá-lo pela falta cuidados no espaço. Este, como muitos outros parques municipais, teve seus contratos de manutenção e limpeza reduzidos na gestão passada e aguarda licitações para que novas empresas possam realizar os serviços necessários tão aguardados pela população.

Enquanto não são firmados os novos contratos, já em processo de licitação, tem sido muito gratificante presenciar o empenho da população, de outros órgãos da prefeitura e de empresas parceiras, para que possamos recuperar este espaço tão importante aos munícipes”, ressalta o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini.

Sobre o parque CEMUCAM

Criado em 1968 com a finalidade de divulgar o campismo e atender os escoteiros, o Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) é o único parque municipal localizado fora do município, situado na cidade de Cotia. Foram identificadas aproximadamente 120 espécies de fauna, incluindo oito de borboletas, cinco de répteis, 92 de aves e 11 de mamíferos. A avifauna é bastante diversificada e inclui tanto espécies florestais quanto de áreas abertas. O remanescente de Mata Atlântica fornece habitats para diversas espécies endêmicas deste bioma, bem como as ameaçadas de extinção - gavião-pega-macaco, araponga e cuíca “catita” (pequeno marsupial). Pica-paus, pombos silvestres, papagaios e periquitos, beija-flores, sabiás, papa-moscas (tiranídeos – pássaros da família do bem-te-vi), sanhaços, saíras e saís consistem nos grupos de espécies melhor representados no parque. Reúne espécies com grande apelo ao observador de aves como cuiú-cuiú, tucano-de-bico-verde, joão-bobo, joão-barbudo, jacuaçu e, claro, as aves ameaçadas supracitadas. Ratos silvestres, caxinguelês, tapitis e cuícas são exemplos de mamíferos registrados. Dentre as borboletas, a borboleta imperador turquesa com listras de tons topázio azul e safira sobre um fundo preto se destaca pela beleza.

Vegetação composta predominantemente por remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques heterogêneos e gramados. Encontram-se espécies como açoita-cavalo-do-cerrado, angico, caá-açu, capixingui, cedro-rosa, embiruçu, fedegoso, guapuruvu, ingá-ferradura e jacarandá-paulista. Foram registradas 256 espécies, das quais a favinha-branca, a guabiroba-do-mato e o pau-brasil estão ameaçados. O parque ainda abriga o Viveiro Harry Blossfeld (antigo Viveiro Cotia), que fornece espécies para a arborização do município de São Paulo.

Serviço:
Endereço: Rua Mesopotâmia, s/n- Jardim Passárgada- Cotia (Km 25 da Rodovia Raposo Tavares, sentido Capital)
Telefone: 11-4702.2126