SVMA aposta na Gestão Participativa

O diálogo é a ferramenta escolhida pelo secretário Gilberto Natalini para promover a participação popular em diversos níveis.


Foto: Divulgação


A busca por uma gestão participativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) tem encontrado eco em muitos momentos. Principalmente pelo diálogo proposto pelo secretário Gilberto Natalini. “Ouvimos os anseios dos frequentadores dos parques e dos seus gestores e conselheiros; estamos organizando as eleições para compor os CADES Regionais e os Conselhos Gestores dos Parques e iniciamos diálogo com as entidades de preservação ambiental. Sem essa troca de vivências não existe gestão participativa”, declara.

O caminho traçado já mostra dividendos. A SVMA organizou, por meio do Departamento de Políticas Públicas e Fomento (DPP), um encontro com os conselheiros gestores dos parques e unidades de conservação, conselheiros e membros do CADES e CADES Regionais, prefeitos regionais, Guarda Civil Metropolitana e outras secretarias municipais, na Galeria Olido. O encontro reiniciou um diálogo entre os órgãos governamentais e a sociedade civil, através dos conselheiros, que não acontecia há 4 anos.

Ao todo, 70 processos eleitorais dos dois conselhos (CADES e Conselhos Gestores), estão em curso. Encontros regionais para organizar as eleições também têm contribuído para aperfeiçoar a participação popular de todos, inclusive com total entrosamento dos atuais membros. Em paralelo, a SVMA também abriu o diálogo com movimentos ambientais.

“Realizaremos muitos eventos regionais para dar voz aos representantes que são o elo entre a sociedade civil e a SVMA", enfatizou Ivan Cáceres, diretor do DPP. “Vamos ampliar cada vez mais o diálogo, em todos os níveis, porque entendemos que apenas essa troca pode nos conduzir verdadeiramente para uma gestão participativa”, avalia Natalini.