Danças Circulares nos Parques

Sete parques municipais estabelecem dias e horários alternativos para uma importante atividade: as Danças Circulares (DC).


Foto: Divulgação

 

Os munícipes podem participar gratuitamente da atividade, que reforça a difusão da educação ambiental. Por alguns anos, a UMAPAZ (Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz) coordenou as DCs em parques municipais e fez um trabalho precioso de inclusão da educação ambiental nas ações destes círculos. Com o término do financiamento, alguns deles foram mantidos por meio do trabalho voluntário de realizadores, inspirados na iniciativa anterior.

Hoje, pelo menos sete parques contam com a proposta das Danças Circulares, em dias e horários alternativos, e promovem a união e interação entre as pessoas e a natureza.

Os sete parques municipais que dispõem da atividade de DC são o Cemucam (nas manhãs de domingo), Ibirapuera (1° domingo de cada mês e às quartas, quintas e sextas, em horários alternados), Parque Jardim da Luz (2º domingo de cada mês, pela manhã), Parque Modernista (nas manhãs de quarta-feira), Parque do Piqueri (1º domingo do mês), Parque Severo Gomes (2º e 4º sábados de cada mês, pela manhã) e Parque Trianon (3º domingo do mês, pela manhã).

Para participar, basta comparecer em um dos parques, no dia e hora marcados, e se apresentar ao facilitador da atividade; recomenda-se usar roupas confortáveis.
As Danças Circulares nasceram como um movimento de dança contemporânea, a partir de pesquisas realizadas pelo bailarino polonês Bernhard Wosien. Ele pesquisou danças circulares de vários povos e as identificou como ferramentas de democratização e expansão da dança, valorizando a diversidade cultural. No Brasil, as danças de roda são as precursoras das DC, e hoje diversos espaços públicos reúnem essa experiência, mesclando música, folclore e educação ambiental. Confira abaixo os locais onde acontecem as Danças Circulares:

ONDE FAZER DC:

CEMUCAM (ao lado da administração)
Domingos, das 9h30 às 11h
Rua Mesopotâmia s/n – km 25 da Rodovia Raposo Tavares – Granja Viana – Cotia

Ibirapuera
1º domingo do mês, das 10h às 12h (ao lado do Bosque da Leitura )
Av. República do Líbano, portão 7 (estacionamento no local, zona azul).
Quartas, das 9h às 11h (próximo ao Viveiro Manequinho Lopes)
UMAPAZ - Portão 7A
Quintas-feiras, das 15h às 17h (próximo ao Viveiro Manequinho Lopes)
UMAPAZ - Portão 7A,
Sextas-feiras, das 10h30 às 11h30 (Centro de Convivência e Cooperativa Parque Ibirapuera - CECCO)
Av. IV Centenário s/n, portão 5

Jardim da Luz
Segundo domingo de cada mês, das 10h às 12h
Rua Ribeiro de Lima, 99 / Praça da Luz, s/n – Bairro da Luz

Parque Modernista
Quartas-feiras, das 11h30 às 12h30
Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana

Parque do Piqueri
1° domingo de cada mês, às 10h
Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé

Parque Severo Gomes
No 2º e 4º sábado do mês, das 10h às 12h
Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta

Parque Trianon
3º domingo do mês, das 10h às 12h (após a ponte da Alameda Santos)
Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César