Aves recuperam liberdade


Foto: Divulgação

 

Uma família inteira de Irerês (Dendrocygna viduata) decidiu “morar” no quintal de uma moradora do bairro do Morumbi. Assustada, a munícipe – que desconhecia as aves – acionou o CeMaCAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, e foi informada de que uma equipe seria enviada para fazer o resgate. O ninho havia sido construído no local devido à proximidade da residência com o rio Pinheiros, já que os Irerês apreciam locais com água.

Os técnicos explicam que, em resgates desse tipo (com filhotes), é fundamental capturar a família inteira, começando pelos pais, para depois deter os pequenos. Após averiguar a saúde das aves, a soltura foi realizada no Parque Municipal Cidade de Toronto. Na etapa do procedimento de soltura das famílias, é importante primeiro libertar os filhotes e depois os pais. Esse “cuidado” tem uma lógica: impedir que as aves adultas voem e deixem a ninhada (que ainda não voa) para trás.

Para informar a presença de um animal silvestre em dificuldades na área urbana, o munícipe deve ligar para a Divisão de Fauna e informar as condições em que ele se encontra, para que os técnicos o orientem sobre como proceder. O resgate é realizado conforme o porte do animal e o local onde se encontram.

SERVIÇO:
Divisão de Fauna: 3885-6669