A cidade de São Paulo participa de Workshop sobre Cidades Inteligentes


Foto: Divulgação

 

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o INVESTE SP e a Newton Fund realizou Workshop sobre cidades inteligentes. A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente participou através de seu Departamento de Planejamento Ambiental. A Embaixada do Reino Unido organizou o seminário e trouxe a experiência de 14 empresas britânicas atuando no ramo.

O conceito de cidade inteligente está associado à implantação de infraestrutura de tecnologia de informação para monitorar e atuar sobre a infraestrutura de transporte, segurança pública, saneamento, drenagem e outros serviços, otimizando seu funcionamento, poupando energia e outros insumos, aumentando a confiabilidade e reduzindo custos de manutenção através de intervenções à distância e por sistemas automáticos (ex: atuação de válvulas de água, comportas de barragens, sistema semafórico liberando ônibus em cruzamentos, etc.). O sistema também pode evitar falhas através da predição e prevenção. Algumas cidades novas no mundo estão sendo projetadas à luz desta nova visão de futuro. Os conceitos e tecnologias também podem ser implementados em diversos graus em cidades e bairros existentes.

A interação e aproximação entre empresas brasileiras e britânicas no setor é fundamental para alavancar inovação e empreendedorismo. A maior cidade da América do Sul precisa estar sempre na vanguarda das melhores formas de gestão de serviços públicos, que embutem muitas oportunidades de redução de custos e de consumo de água e energia.