Por uma gestão participativa

Encontro discutiu a sustentabilidade e abriu um diálogo esquecido há quatro anos.


Foto: Arquivo SVMA


A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA, através do Departamento de Políticas Públicas e Fomento – DPP, organizou um Encontro com os conselheiros gestores dos parques e unidades de conservação, conselheiros e membros do CADES e CADES Regionais. Além dos conselheiros, participaram do encontro alguns prefeitos regionais, administradores de parques, diretores da SVMA, representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Guarda Civil Metropolitana e de outras secretarias municipais.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente Gilberto Natalini, informou a situação atual de parques e a defasagem de ações voltadas à sustentabilidade.

“Recebemos uma situação caótica. Sei o que cada representante aqui enfrenta em seu parque e queremos propor uma democracia participativa de verdade. Há quatro anos, esses conselheiros não eram ouvidos. Eles possuem um papel fundamental na organização do verde na cidade de São Paulo”.

“Esse foi só o primeiro de muitos encontros que realizaremos com os conselheiros. A ideia é organizarmos também eventos regionais. Precisamos dar voz a esses representantes que são o elo entre a sociedade civil e a SVMA", enfatizou Ivan Cáceres, diretor do DPP.

Conselheiro do Parque Chico Mendes, Daniel Pereira, dá seu aval ao evento por entender que o caminho passa pela reorganização dos Conselhos Gestores. Fernando Alves Mourão, representante do CADES Lapa, complementa o conceito e confia nas metas da atual gestão. O representante do CADES Penha, Osni Pandori, lembra que o mais importante em eventos como este é a troca de ideias e de informações entre os presentes.

A função do Conselho Gestor é participar do planejamento, gestão, avaliação e controle da execução das atividades dos parques e da política de meio ambiente e sustentabilidade em sua área de abrangência. Já os Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz- CADES foram criados pela portaria 005/2007 (que foi substituída pela Lei nº 14.887 de 15 de janeiro de 2009, art. 51 a 55), objetivando inserir temáticas pertinentes ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz, no âmbito de cada Prefeitura Regional.