Obras revitalizam parque Jacques Custeau


Foto: Arquivo SVMA


A população que reside nas proximidades do Parque Jacques Cousteau, conhecido popularmente como Parque do Laguinho, tem motivos para comemorar. Foram iniciadas nesta terça-feira ações de revitalização que incluem a retirada da vegetação aquática excessiva. Inicialmente, foram feitas obras para conter a erosão registrada no grotão, com limpeza da grade da ponte.

A etapa de retirada das macrófitas – vegetais que habitam a água, desde brejos até ambientes totalmente submersos – foi feita com o auxílio de barco e redes. Essa vegetação é importante porque indica o estágio do ecossistema aquático, inclusive quanto ao grau de poluição das águas. Por contribuírem para o equilíbrio do ecossistema local, as macrófitas serão retiradas parcialmente. No caso das deste parque, a retirada foi quase total.

Para a limpeza do lago, a equipe técnica da SVMA fechou o canal correspondente, restringindo assim as áreas de nidificação (onde as aves fazem seus ninhos). A medida visa proteger tanto o habitat das aves quanto garantir a sobrevivência tranquila de três jacarés de papo amarelo, seus mais famosos ocupantes. A fêmea já choca cerca de 50 ovos!