Compromisso com a transparência


Foto: Arquivo SVMA

 

A imagem de um serviço público antigo e emperrado está com os dias contados. Hoje, quem chega na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente se depara com um espaço amplo e confortável. Trata-se da nova Praça de Atendimento, um conceito inovador da gestão João Doria aplicado na SVMA. O munícipe faz o agendado pelo site e consegue ser atendido com rapidez pela equipe da Praça ou por um técnico ou pelo próprio diretor de Divisão, quando necessário.

Por trás dessa facilidade há um conceito muito mais valioso, segundo o secretário Gilberto Natalini: a quebra dos atendimentos privativos. “Eliminamos o inconveniente de o munícipe acessar um gabinete. Ele agora é atendido em uma sala ampla, às claras, de forma transparente”, declarou.

A mudança física integra um conjunto de medidas, dentre elas a exigência de crachá para todos os funcionários – a começar pelo próprio secretário. “Como servidores que somos, devemos prestar serviço a todos os munícipes, pois são eles que remuneram nossa atividade por meio dos impostos pagos”, valida Natalini.

A medida seguinte, envolvendo também os servidores, está a um passo de ser concretizada. Trata-se de um manual de conduta que cada funcionário assinará para dar ciência de seus deveres. Ele integra o Programa de Integridade e Boas Práticas, visando diagnosticar pontos vulneráveis da administração pública e prevenir irregularidades.

“A ética não apenas coíbe o mau uso do dinheiro público, como demonstra que podemos lidar a questão ambiental com integridade e transparência, fortalece nossa gestão e lhe dá credibilidade. Sem isso, não há como mudar a visão equivocada de poder público”, completa o secretário.