Solução natural será o novo visual de importante e movimentada via urbana da cidade de São Paulo


Foto: Divulgação

 

O visual da Avenida 23 de Maio começará a mudar, a partir da próxima semana. Isso porque alguns trechos serão cobertos por plantas, num total de 6.600 m² de muros. A ação consumirá quase 9.000 mudas de vegetação: 6.700 plantas do tipo unha de gato (Uncaria tomentosa) e 2.200 mudas de outras espécies, conhecidos popularmente como trepadeiras.

O projeto é da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da Secretaria das Prefeituras Regionais. O plantio e conservação serão feitos por equipes da Prefeitura de São Paulo e as mudas serão fornecidas pelos viveiros da cidade. O Sindicato das Empresas de Manutenção das Áreas Verdes Municipais (Sindverde) apoiará o projeto.

A prefeitura aposta no convívio entre a arte urbana e as paredes pela cidade. O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini (PV), ressaltou que “é importante dividir espaço entre manifestações artísticas e ações como esta, porque o verde, além do embelezamento, traz saúde e qualidade de vida para as pessoas”.

Essa solução já é conhecida do paulistano, pois as trepadeiras já foram aplicadas anteriormente na própria via, próximo do Hospital Beneficência Portuguesa. O secretário Gilberto Natalini aposta na ideia e acredita que o conceito possa ser estendido para outras áreas da cidade, como grandes avenidas e pontes das marginais Pinheiros e Tietê.