Parceria entre poder público e iniciativa privada permite a melhoria do Parque do Ibirapuera


Foto: Arquivo SVMA

 

Na manhã deste sábado (21/01), a equipe da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente acompanhou o prefeito de São Paulo, João Doria ao Parque do Ibirapuera, o mais frequentado dos 107 parques da cidade.

Ao lado do Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini e do Secretário de Coordenação das Prefeituras Regionais e vice-prefeito Bruno Covas, Doria anunciou que os 16 banheiros do parque serão reformados por uma empresa privada, a Cyrela. As obras terão início em 10 dias e devem ser concluídas em no máximo 4 meses. Em visita às instalações ficou acertado ainda que a empresa também custeará a reforma da laje da Marquise, local bastante frequentado por patinadores e skatistas.

Ainda na ocasião foi anunciada uma parceria firmada com a Unilever, que garante a manutenção da limpeza dos banheiros e os produtos de higiene durante um ano.

O prefeito garantiu que “essas parcerias não têm contrapartida, que são atitudes de empresas cidadãs, que se preocupam com a cidade e o bem estar da pessoas”.

Logo após o anúncio da parceria para reforma dos banheiros e da marquise do Ibirapuera, a equipe da Prefeitura de São Paulo vistoriou todo o parque e está buscando outras parcerias para reforma das quadras, do campo de futebol e de outras necessidades para melhorias do local.

Segundo o secretário Natalini, que visitou recentemente diversos parques da cidade e os encontrou, em grande parte, em situação precária, “é fundamental a ajuda da iniciativa privada e da população voluntária, principalmente neste primeiro momento em que precisamos recuperar rapidamente as áreas verdes e de lazer do paulistano”.

Os demais parques também estão sendo gradativamente recuperados. Seja por parcerias com empresas, ONGs e outros órgãos públicos, seja por iniciativa da própria população organizada em mutirões de limpeza.

É importante lembrar que, por meio de licitações, novos contratos de manutenção, manejo e segurança serão firmados para que os cidadãos possam frequentar parques dos quais venham se orgulhar.