Preguiça encontrada no rodoanel é devolvida à natureza


Foto: Arquivo SVMA

 

Atender, cuidar e devolver à natureza os animais silvestres encontrados em situação de risco é a principal missão do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres – CeMaCAS. O setor pertence à Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e está instalado no Parque Anhanguera. Esta semana, o setor concluiu mais um caso bem sucedido: a devolução de uma preguiça que corria risco de atropelamento em uma das pistas do Rodoanel.

Pesando 4,460 kg, uma preguiça macho de três dedos (Bradypus variegatus) foi encontrada no acostamento daquela via na segunda (16) e foi trazida para o CeMaCAS por uma equipe da concessionária CCR. Como estava aparentemente saudável, o animal recebeu atendimento clínico e só permaneceu internado para a realização de exames laboratoriais, como hemograma e exames bioquímicos.

Durante a estadia, os técnicos do CeMaCAS precisaram coletar folhagens de plantas nativas encontradas no Parque Anhanguera para garantir sua dieta, à base de folhas e brotos vegetais. Antes da soltura, realizada dois dias depois em mata adequada para a espécie, na Zona Norte, o animal recebeu microchip subcutâneo com um número de identificação.