Aves são monitoradas no Ibirapuera


Foto: Divulgação

 

Devolver os animais à natureza é a principal missão da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Por isso, uma das ações mais importantes é verificar nesses locais de soltura como esses animais estão. Nesta semana, os biólogos do setor realizaram esse monitoramento com aves no Parque Ibirapuera.

 

O trabalho consiste em capturar as aves, o que é feito com a instalação de uma rede muito fina (conhecida por rede de neblina). Elas são então retiradas da trama e avaliadas pelos biólogos. A avaliação das que possuem alguma identificação inclui a comparação dos dados já existentes com os atuais, como peso, condições de plumagem, migrações e período reprodutivo. As aves também são observadas quanto à saúde e, se necessário, há coleta de material para exames. Para as aves não identificadas, os técnicos realizam a coleta dos dados para depois realizar a fixação de anilha com número de identificação.

 


Foto: Divulgação

 

Em 2016, 189 aves foram anilhadas e soltas no Parque do Ibirapuera. O trabalho de monitoramento é realizado sempre nos locais pré-determinados, onde as aves são devolvidas à natureza. A atividade é fundamental para monitorar o mecanismo de controle para a soltura dos animais que são recebidos, tratados e reabilitados na Divisão de Fauna.