Mutirão da Sustenturbanidade


Foto: Arquivo SVMA

 

“Todos juntos somos fortes”. A frase, que inicia uma das canções de uma famosa peça de teatro infantil, resume o óbvio: quando unimos esforços, o resultado da ação é muito mais eficaz. Isso vale principalmente quando pensamos em “urbanidade”. Foi por acreditar nessa máxima que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente- SVMA prontamente apoiou o Mutirão da Sustenturbanidade, iniciativa da Associação Paulista Viva, parceiros e associados. O evento, que dá continuidade à Ação Paulista Viva Limpa e Linda, é um presente para São Paulo em seu aniversário, dia 25 próximo.

A Ação de Sustenturbanidade acontece no Parque Mario Covas, localizado na Avenida Paulista, "coração" da cidade, das 10h00 às 16h00. Com diversas atividades, lança as bases de um Programa de Coleta Seletiva para os Parques da Avenida Paulista e uma ação de recuperação do Paisagismo do Parque Mario Covas, incluindo oficinas e exposição de produtos de economia criativa. Dentre as instituições envolvidas neste mutirão do bem estão a própria Associação Paulista Viva, o Conjunto Nacional, o CAPS Itapeva, CRATOD, COOPERAACS e Loja Social.

Cidadania participativa

O mote desta iniciativa vai além das melhoras físicas no Parque Mario Covas. O objetivo é disseminar a cultura de Sustenturbanidade, desenvolvendo diversos conceitos no público participante. Dentre eles, a cidadania e preocupação com a Cidade, conceitos de reutilização e reaproveitamento de resíduos e noções básicas para a criação de um Programa de Coleta Seletiva. Em paralelo, também visa evidenciar e divulgar o trabalho da Associação e de seus institutos parceiros, através do seu Núcleo de Economia Criativa (NEC). O esforço coletivo encontra eco nos associados do Poder Público, como a própria SVMA, a Prefeitura Regional Sé e a gestão de Parques da Avenida Paulista.

 

Programação

 

10:00
Meditação – Yoga pela Paz: ação colaborativa com facilitadores.

11:00 às 13h00
Roda de conversa com o arquiteto e paisagista André Graziano, responsável pelo projeto do Parque Mario Covas.

13h00 às 15h00
Roda de conversa e oficina de arte com materiais recicláveis, com Vilma Peramezza. Particiação especial do cenógrafo Silvio Galvão e equipe COOPERAACS.

10h00 às 15h00
Exposição de pesas e artesanatos das instituições sociais participantes do NEC (Núcleo de Economia Criativa), da Associação Paulista Viva: CAPS Itapeva, CRATOD, COOPERAACS, Loja Social e SUTACO.

15:00
Encerramento