Vivências de Criatividade na Produção de Textos é tema de oficina na UMAPAZ

Objetivo é tornar a prática uma atividade fácil e prazerosa


Foto: Divulgação

 

“Uma palavra escrita é a mais fina das relíquias”. A frase, do pensador americano Henry David Thoreau, louva uma das atividades que mais marcaram a história da humanidade: a escrita. Foi pensando em melhorar as habilidades das pessoas na área que a UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) oferece o curso Escrita Criativa e a oficina Vivências de Criatividade na Produção de Textos, comandados pela educadora Maricy Montenegro.

Com início nesta quinta (19), o curso Escrita Criativa se repete às quintas-feiras, por quatro semanas – as demais ocorrem nos dias 26/01 de janeiro, 2 e 9 de fevereiro, pela manhã. A partir de exercícios e discussões em sala de aula, o curso oferece instrumentos para dar às pessoas mais confiança e criatividade em seus textos.

As dinâmicas são fundamentadas na Teoria dos Hemisférios Cerebrais, que garantiu ao pesquisador Roger Sperry o Prêmio Nobel de Medicina (1981). Essa teoria divide o cérebro em dois hemisférios: o esquerdo atua com os pensamentos analíticos e críticos, enquanto o direito tem função não verbal, de criação de metáforas e de espontaneidade.

Os exercícios desenvolvidos no curso estimulam o hemisfério direito, muitas vezes reprimido pelas pessoas. “Vejo que os alunos têm ideias, mas encontram dificuldade na hora de transformá-las em um texto. Já outros possuem bloqueios criativos”, explica Maricy, que acumula 30 anos de experiência em comunicação, expressão oral, corporal, plástica, escrita e da criatividade. Uma das atividades realizadas é a escrita rápida, na qual o aluno deve produzir um texto em curto espaço de tempo, para não permitir que o lado esquerdo tenha tempo de questionar as frases.

Já na oficina Vivências de Criatividade na Produção de Textos, realizada às segundas-feiras a partir do dia 23 de janeiro, também pela manhã, o interessado precisa ter realizado o curso de Escritas Criativas. Nestes encontros, realizados às segundas-feiras a partir do dia 23 de janeiro, objetiva-se exercitar as técnicas aprendidas no módulo anterior.

“As dinâmicas são mais livres. Os participantes podem trazer temas de seu interesse ou textos feitos em casa”, conta Maricy. Os locais também variam – pode acontecer tanto em sala de aula como embaixo de árvores ou em outros espaços dentro do Ibirapuera. “Queremos cultivar e incentivar o espírito de união, o respeito e a cooperação, que são nossos valores dentro da UMAPAZ”, finaliza Maricy.

SERVIÇO

Curso: Escrita Criativa
Vagas: 30
Público: educadores e interessados em geral.
Dias: 19 e 26 de janeiro; 02 e 09 de fevereiro de 2017, quintas-feiras.
Horário: das 9h às 12h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. IV Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
Inscrições: aqui

Oficina: Vivências de Criatividade na Produção de Textos – Módulo continuado
Vagas:
30
Público: alunos que tenham concluído o curso Escrita Criativa ou participado das aulas da facilitadora Maricy Montenegro na Oficina da Palavra em 2016.
Dias: todas as segundas-feiras, a partir de 23 de janeiro de 2017
Horário: das 9h às 12h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).