Parceria entre secretarias pretende promover capacitação de pessoas em vulnerabilidade social para o cultivo de alimentos orgânicos


Foto: Arquivo SVMA

 

Na tarde de sábado (14/01), a equipe da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente esteve em Parelheiros, no extremo leste da capital, para conhecer as particularidades da região e as maiores necessidades dos moradores.

Após conversar com a população local, o secretário Gilberto Natalini participou de uma reunião com o secretário do Trabalho, Eliseu Gabriel, o secretário Adjunto de Assistência Social, Filipe Tomazelli Sabará e o prefeito regional Elard Walter Biskamp, além de representantes de associações ligadas à prática da agricultura orgânica e da comunidade. Na pauta do encontro estava a elaboração de um projeto de capacitação para que pessoas em situação de vulnerabilidade social se tornem aptas a trabalhar nas hortas orgânicas.

Na ocasião, a equipe visitou diversas áreas verdes que podem servir de espaços para produção e comercialização de alimentos orgânicos. E conheceu ainda a fazenda que pertence ao senhor Zundi Murakami, um agricultor experiente e referência em produção de bananas na região. Ele mantém atualmente cinco hectares produtivos e esbanjou conhecimento sobre as práticas de manejo agroecológico.

 


Foto: Arquivo SVMA

 

Natalini ressaltou que “alimentos orgânicos são importantes tanto para a saúde das pessoas quanto para um meio ambiente saudável”.

Particularidades da região:

O território de Parelheiros, no extremo Sul do município, é considerado patrimônio ambiental pela riqueza de recursos naturais. As nascentes que alimentam as represas Billings e Guarapiranga estão situadas nessa região, que ocupa uma área de 360,6 km². As duas represas fornecem água para aproximadamente 25% da população da Região Metropolitana. Boa parte de seu território é de mata nativa com biodiversidade preservada, além de área de grande produção agrícola. Do mirante do Parque Estadual da Serra do Mar, é possível avistar Itanhaém, já que sua divisa está a apenas 10 quilômetros do mar. De um mirante, no Parque Estadual da Serra do Mar, é possível avistar Itanhaém já que sua divisa está há apenas 10 quilômetros do mar.