Movimento Ambientalista é tema de palestra

Encontro na UMAPAZ abordará atuação história do Movimento no país

Na próxima quinta-feira (19), a UMAPAZ recebe a palestra gratuita “História do Movimento Ambientalista no Brasil”. O comando será dos advogados Carolina Moro e Gabriel Mantelli, fundadores da Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

O encontro ocorrerá das 14h30 às 17h e será coordenado por Ricardo Oliveira, educador da UMAPAZ. O objetivo é apresentar um panorama histórico do Movimento brasileiro, que surgiu por volta da década de 70, bem como sua relação com as organizações internacionais.

Será abordado como essa atuação, durante os anos, tem impactado positivamente o processo legislativo, a efetivação de direitos e a construção de políticas púbicas no Brasil. Segundo Ricardo Oliveira, trata-se de uma ótima oportunidade para o público se conscientizar sobre o assunto. “Pretendemos que estes seminários ocorram em outras ocasiões, pois é fundamental educar a população sobre a luta pelo Meio Ambiente”.

Atualmente, o Movimento Ambientalista tem focado seu trabalho em cima de alguns temas bastante relevantes no país. No âmbito rural, as discussões envolvem a preservação do Código Florestal de 2012, que estabelece normas para a exploração em áreas de vegetação nativa. Já no meio urbano, muito tem se discutido sobre a implantação de bairros mais sustentáveis, valorização das áreas verdes e preservação dos cursos d’água.

Internacional

Desde o fim de 2016, com a ratificação do Acordo de Paris, que prevê o controle da emissão dos gases de efeito estufa até o final do século, diversos países têm discutido entre si formas de atuação para conter as mudanças climáticas.
Para Ricardo Oliveira, o debate proposto é importantíssimo e pode gerar novas iniciativas. “Queremos incentivar as pessoas a não só conhecer os movimentos, mas também se engajar em outras lutas”, explica o coordenador.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/formacao_em_educacao_ambiental/programacao_mensal/index.php?p=228093

UMAPAZ

Av. Quarto Centenário, 1268
Acesso pedestres: portão 7-A
Estacionamento (zona azul): Av. República do Líbano - Portão 7