Divisão de Fauna recebe a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

São Paulo é a primeira prefeitura no país a criar um serviço de manejo de fauna no âmbito municipal


Foto: Arquivo SVMA

 

Dando continuidade as vistorias das áreas de preservação ambiental, a equipe da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente compareceu nesta quinta-feira (12) à Divisão de Fauna, no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CEMACAS), localizado no parque Anhanguera. O secretário Gilberto Natalini, acompanhado do prefeito regional de Perus, Eduardo Rosmaninho, conheceu de perto o trabalho dessa Divisão e aprovou o que vem sendo realizado.

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CEMACAS) está instalado no parque Anhanguera, no bairro de Perus. Ele é o maior da cidade de São Paulo, com 9.500.000 m² de área, sendo que 400.000m² são destinados à visitação pública, com campos de futebol, churrasqueiras, anfiteatro e playgrounds. Ou seja, grande parte dele abriga a área de preservação, com vegetação remanescente de Mata Atlântica e variadas espécies nativas.

A Divisão de Fauna, que recebe apenas animais silvestres em situação de risco, está preparada para o atendimento das espécies que vivem na cidade. Sua equipe possui técnicos especializados em atendimento veterinário e realiza todos os procedimentos, desde o recebimento até sua devolução ao respectivo habitat. São diversos os animais que chegam à Divisão. Entre eles estão: garças, corujas, sabiás, macacos, gambás, lagartos e serpentes – o setor não atende animais domésticos.

Para o secretário Gilberto Natalini, o local é imprescindível para a fauna de São Paulo e deve ser muito bem cuidado. “O trabalho realizado é de primeiro mundo, os profissionais são muito bem treinados”, afirmou ele. Mas a visita não terminou aí. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente entregou para a Divisão uma caminhonete, modelo S10, reformada e pronta para o transporte dos animais. O veículo estava quebrado e parado há mais três anos, e os funcionários estavam usando um carro de pequeno porte, inadequado para essa finalidade.

Com apenas doze dias de gestão, a secretaria vem realizando inúmeras ações pela melhoria da cidade de São Paulo e dos seus moradores. Em ato simbólico, o secretário soltou um gavião que já havia sido cuidado pela equipe, devolvendo-o à natureza.

Serviço à população:

Para levar algum animal silvestre, o munícipe deve entrar em contato com o departamento por telefone, pelo número (011) 3885-6669. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O Parque Ibirapuera também pode receber os animais no endereço Av. IV Centenário, Portão 7A, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.