Oficina na UMAPAZ ensina a construir uma sementeira

Foto: Arquivo SVMA

 

Público poderá conhecer os materiais necessários e colocar a mão na massa

A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), localizada no Parque Ibirapuera, realiza nesta quarta-feira (11/01) a oficina “Vamos fazer sua sementeira”, com a Escola Municipal de Jardinagem, da UMAPAZ. O encontro é gratuito e ocorre das 9h às 12h, integrando uma série de cursos, oficinas e encontros sobre diversos temas. As atividades têm como propósito a difusão da educação socioambiental.

A dinâmica é comandada por Roberto Martin, educador da Escola de Jardinagem, e conta com duas etapas. A primeira, teórica, traz uma exposição em lousa sobre a função da sementeira, os tipos de terra ideais para o desenvolvimento das mudas, os cuidados necessários, alguns materiais e ferramentas usados no processo e, também, algumas espécies, como pimentão, maçã, pêssego e lichia.

Na parte prática, o público já “põe a mão na massa”. É indicado que as pessoas tragam pequenos vasos de casa, para produzir suas próprias sementeiras.

Aqueles que não trouxerem poderão montar em um recipiente feito de jornal. Ao final, todos levarão seus trabalhos para casa.

Tecnologia

A sementeira é um recipiente pequeno, indicado para a germinação e primeiros dias de vida das plantas, proporcionando um controle maior nesta fase delicada. “Ela deixa o broto mais resistente e dá maior poder para o monitoramento das mudas. Semear em local definitivo pode oferecer alguns riscos”, explica Roberto Martin.

Com o acompanhamento do professor, o aluno aprende todas as etapas desse tipo de plantio: a colocação da uma camada inicial drenante (feita com argila expandida ou cascalho), preenchimento com substratos (terra, areia e compostos orgânicos) e inclusão de até três sementes por recipiente. “As pessoas geralmente não sabem que podem aproveitar as sementes das frutas que comem no dia a dia, e também não conhecem a importância das sementeiras. Até ontem, as 59 inscrições indicam que o público está bastante interessado”, finaliza Roberto.

Não há um número máximo de vagas e as inscrições podem ser feitas aqui.