Mutirão Mario Covas restaura ruas do Itaim Paulista e Parque Santa Amélia

 

No domingo (08.01) os moradores do Itaim Paulista, zona leste da capital, amanheceram com um movimento além do normal. Isso porque teve início o Programa Mutirão Mario Covas – Calçada Nova, que tem como principal objetivo promover, junto à população, a recuperação das calçadas da capital paulistana. Essa primeira ação aconteceu principalmente no Parque Santa Amélia, nas proximidades das ruas Inocêncio Preto Moreira, Rio Contagem, Timóteo Correia de Góes e Diogo de Gouvêia Osório.

Durante a ação, a secretaria do Verde e do Meio Ambiente acompanhou o prefeito João Doria e sua equipe. Na ocasião, foram realizadas a limpeza do parque, corte de mato, plantio, reparos e conservação do pavimento e instalação de guias rebaixadas para acessibilidade das calçadas. Para o secretário Gilberto Natalini, o programa tende a melhorar gradativamente a situação dos parques em São Paulo. “Com muito trabalho, dedicação e a ajuda de todos, nossos parques serão motivo de orgulho para cada paulistano”, afirmou ele.

A dona de casa Maria das Neves (54), moradora da região, costuma fazer caminhadas no parque Santa Amélia e ficou extremamente feliz com essa iniciativa. “Sempre esperei por melhorias aqui porque o parque, pra mim, é como se fosse uma extensão da minha casa. Eu gosto daqui e agora vou me sentir mais segura pra caminhar e mais feliz num lugar bem cuidado”, comentou.

O Mutirão Mario Covas - Calçada Nova será realizado semanalmente, partindo dos bairros mais afastados da periferia até atingir o centro de São Paulo, e tende a promover o trabalho de conscientização da população local quanto à educação ambiental.

Particularidades da região:


Localizado no extremo leste da cidade de São Paulo, o Itaim Paulista conta com mais de 220 mil habitantes, sendo um dos mais populosos bairros da região. Os primeiros moradores começaram a aparecer somente no século XVIII, com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil. Desde então, o bairro passou a se desenvolver rapidamente. Seus habitantes têm forte apego com a arte e o lazer, sendo a capoeira uma das principais manifestações populares ali praticadas. Com seus 34.000 m², o Parque Santa Amélia abriga uma área rica em vegetação, que atrai 17 diferentes espécies de pássaros.