Planetário Acácio Riberi conta com exposição de fotos históricas

Conjunto de imagens marca momentos da construção do prédio no Parque do Carmo.

O planetário do parque do Carmo, que agora passou a se chamar Professor Acácio Riberi, também inaugurou uma exposição de fotos históricas.

O autor das imagens é João Luiz de Brito Neto, fotógrafo, cineasta e amante da astronomia. Através de 9 fotografias, é contado o processo de construção do planetário, que ocorreu entre 2002 e 2005. Há também um painel explicativo na exposição contando mais detalhes de sua história.

João acompanhou com dedicação os três anos de construção do prédio, desde a instalação das fundações até os retoques finais. A exposição veio para coroar todo o processo. “Este trabalho reuniu conhecimento e paixão. Toda vez que a gente faz um registro, queremos mostrar para as outras pessoas. A obra só se completa quando alguém vê”, reflete o fotógrafo.

A mudança de nome do planetário foi uma homenagem a Acácio Riberi, um dos maiores mestres da história da astronomia brasileira. Ele, apesar de ser cego, integrou por mais de 15 anos a equipe da Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica, junto com o colega Prof. Aristóteles Orsini.

João Neto conheceu ambos durante um curso de férias na Escola de Astronomia, no ano de 1975. O artista conta que ficou impressionado com a didática do professor Acácio. “Ele dava aula sobre as mitologias gregas, do ponto de vista do céu. Eu só fui perceber que ele não enxergava no segundo dia de aula. Tinha um método muito tranquilo”, relembra.

O Planetário do parque do Carmo foi inaugurado em 2005, mas permaneceu fechado durante 11 anos. O local passou por grandes reformas para modernizar sua estrutura e equipamentos até ser reaberto em maio de 2016.

Para João, este espaço representa muito para Itaquera. “É um equipamento que contribui para o conhecimento da astrofísica e o desenvolvimento do bairro. Esta região é muito carente de equipamentos científicos”, comenta.

O prédio conta com uma cúpula de 20 metros de diâmetro, sala de projeção com capacidade para 230 pessoas, telescópios e atividades monitoradas, como cursos e palestras. Os profissionais que trabalham no local têm grande experiência para atender ao público e às escolas, dentro da programação gratuita que o planetário oferece.