Viagem numa sonda espacial e pouso em um cometa: nova atração dos Planetários

Público também poderá observar o céu dessa estação e aprender sobre constelações e cometas.

A cada estação do ano, uma nova configuração na disposição dos astros aparece no céu. A partir de 21/12, quando começa o verão no Hemisfério Sul será possível conhecer o céu de verão e suas principais constelações.

O verão é uma das estações preferidas dos brasileiros e coincide com o período de férias escolares e datas festivas. Pensando nisso, os planetários do Ibirapuera e do Carmo irão oferecer sessões especiais onde o público poderá observar e aprender mais sobre a história de constelações famosas, como Touro, Orion e Cão Maior e avistar alguns planetas como Marte e Vênus.

Outra grande atração será a simulação de uma viagem através do espaço, rumo a um dos objetos celestes mais famosos por suas formas e brilhos extravagantes: os cometas. Um cometa é constituído basicamente de gelo de água e de outros compostos, poeira e rochas. Conforme viajam pelo Sistema Solar em direção ao Sol, as substancias congeladas passam do estado sólido para o de vapor. Quando se aproxima do Sol, a ação do vento solar empurra os gases e a poeira na direção oposta. Essa cabeleira de substâncias perde então a forma esférica e dá origem à cauda dos cometas.

A jornada interestelar é baseada em uma missão espacial da NASA que começou em 2004 e durou 12 anos. Os expectadores acompanharão a trajetória da sonda Rosetta pelo sistema solar até encontrar o cometa 67P, quando pousará em sua superfície.

Segundo Pedro Campos, do Planetário Prof. Acácio Riberi, localizado no Parque do Carmo, a ideia da sessão surgiu de uma demanda do público.

“As pessoas sempre pedem assuntos ligados às constelações e aos cometas, que são objetos fascinantes. Além disso, é uma tradição do planetário fazer sessões mostrando o céu de cada estação do ano”, conta.

Os planetários do parque do Carmo e do Ibirapuera possuem uma moderna infraestrutura, com equipamentos de ponta e uma equipe especializada.
A entrada é gratuita e as sessões ocorrem diariamente, com duração de aproximadamente 40 minutos.

Pedro Campos diz que todas essas características contribuem para que o público tenha uma boa receptividade e interesse. “Com as sessões oferecidas, buscamos educar as pessoas para que possam olhar mais para o céu e compreendê-lo, reconhecendo estrelas e constelações”, finaliza.

A faixa etária mínima para entrada nos Planetários é de cinco anos mediante apresentação de RG ou Certidão de Nascimento.

É necessário retirar as senhas para ingresso a partir de uma hora antes do início da sessão.

Serviço:
Sessão de Verão
Horários: Sábados, domingos e feriados: às 12h e 15h, no Planetário do Ibirapuera e às 12h e 17h no Planetário do Carmo

Importante:
Nos dias 25/12/2016 e 1/1/2017 os dois planetários estarão fechados e nos dias 24/12/2016 e 31/12/2016 não haverá a última sessão, das 17h.

Endereços:
Planetário Prof. Acácio Riberi - Rua John Speers, 137, Parque do Carmo. Estacionamento gratuito.
Planetário Prof. Aristóteles Orsini- Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Estacionamento - Zona Azul.