Parque Chácara do Jockey sediará comemoração dos 117 anos do Bairro Butantã

Evento contará com shows, atividades e feira gastronômica

O bairro do Butantã faz aniversário de 117 anos no próximo dia 16 de dezembro. Mas as comemorações já começam neste fim de semana no Parque Chácara do Jockey, inaugurado em abril de 2016.

Uma feira gastronômica onde o público poderá encontrar os mais variados tipos de comidas abre a festa na sexta-feira, (09). Já no fim de semana a programação fica mais intensa. A feira gastronômica continuará funcionando, e ao seu lado será montado um palco onde se apresentarão bandas locais.

No sábado acontecerá uma escolinha de bike para na quadra e uma oficina de futebol de botão, voltadas para as crianças. No domingo haverá uma clínica de futebol americano e uma corrida infantil em torno do gramado a partir das 8h, com distâncias variando de acordo com a idade. As inscrições para a corrida são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Para Leandro Bondar, administrador do Chácara do Jockey, o fato do parque ter sido escolhido para sediar as comemorações do aniversário do bairro é muito representativo. “Isso mostra o reconhecimento e a consolidação do parque como um grande centro de esporte, lazer e cultura do Butantã”, comenta.

O surgimento do Chácara do Jockey se deu após grande mobilização dos moradores do bairro, que reivindicavam a criação de um parque no local havia mais de 30 anos. Em 2014, a Prefeitura tomou posse da área e em seguida iniciou a adequação e reforma do complexo, visando preservar as estruturas históricas e a memória do espaço físico.

O espaço reúne o Núcleo Contemplativo do Pirajuçara, onde é possível caminhar pelos diversos passeios de terra batida, sentar-se nos bancos espalhados pelas margens do lago ou aproveitar o extenso gramado sombreado pelo pergolado. Oficinas, aulas e demais ações socioambientais serão desenvolvidas no Galpão de Atividades que fica ao lado do Playground para crianças. A área tem ainda mesas e bancos para piquenique, juntamente com o antigo Redondel, Coreto e Cocheiras, onde são realizadas apresentações culturais.

Outra grande atração do parque é o Núcleo Esportivo , com quadra poliesportiva e um Skatepark , que comporta atletas amadores das modalidades de skate (street e bowl), patins e BMX, campo de futebol futebol e equipamentos de ginástica para uso da melhor idade.

O Chácara do Jockey inclui ainda o Núcleo Cultural das Baias e uma unidade do Fab Lab Livre SP, uma rede pública de fabricação digital gerida pela Secretaria Municipal de Serviços.
Segundo Leandro Bondar, o parque nasceu para suprir a ausência de áreas de lazer no bairro e a população tem um papel bem ativo na gestão, participando de reuniões periódicas para discutir os rumos do parque.
“O Chácara do Jockey mostrou que o Butantã tinha uma demanda reprimida. Contamos com diversos tipos de atrações que eram escassos na região”.
O Chácara do Jockey abre diariamente das 6h às 22h e possui área total de 143.531m².

Um bairro Histórico de São Paulo

A região do Butantã era rota de passagem de bandeirantes e jesuítas que se dirigiam ao interior do país. Entretanto, o desenvolvimento do bairro se deu a partir de 1900, época em que foi inaugurado o Instituto Butantan.

A região possui grande diversidade social, abrigado bairros como Morumbi, Rio Pequeno e Vila Sônia. O Dia do Butantã foi oficializado como 16 de Dezembro pelo decreto Lei Nº 8.337, de 16/12/1975, pelo então prefeito Olavo Setúbal.

O nome Butantã vem do indígena Ybitanta que significa taipa de terra roçada em alusão ao forte Emboaçaba. O Butantã estava no caminho para o Forte Emboaçaba. Em um documento de 1592 está registrado como Ubutantã, seguindo a corruptela de Ybitanta: Ubutantã, Botanta, Butantan e, finalmente, Butantã.