Professor Acácio Riberi é nome oficial do Planetário do Carmo

 

Cerimônia de nomeação incluiu sessão especial do Planetário mostrando o céu no dia do nascimento do astrônomo que foi um dos grandes nomes dessa ciência no Brasil


A trajetória de Acácio Riveri, que por mais de quinze anos integrou a equipe da Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica foi relembrada durante o evento, que teve a presença da esposa do professor, Donayde Riveri e do seu único filho, José Tadeu, além de netos e bisnetos.
O vereador Toninho Paiva, autor do Projeto de Lei n. 158/16 que deu nome ao Planetário, ressaltou o exemplo de determinação do Professor Acácio Riveri.
“O nome do professor será lembrado por tudo o que realizou durante a sua vida. E é uma alegria que seu nome esteja ligado ao planetário do Carmo, que tem significado simbólico para toda a zona leste”, afirmou o vereador.
O evento teve apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana e da banda RockNews Acústicos. E uma sessão especial do Planetário, mostrando como estava o céu em São Paulo, na data em que nasceu o professor Acácio Riveri: 08 de Julho de 1924.
Formado em contabilidade pela Escola Técnica de São Paulo, aos 28 anos, ele teve que desistir da carreira ao sofrer um descolamento de retina que resultou na perda total da visão.
Estimulado pelo Professor Aristóteles Orsini, que fundou e batizou o planetário do Ibirapuera, primeiro do Brasil, Acácio ingressou na astronomia e formou-se em 1966.
“Por muitos anos o Professor Acácio foi o titular de um dos cursos mais importantes aqui da Escola Municipal de Astrofísica, "Astronomia para Principiantes", encantando os alunos com sua excelente desenvoltura e didática no ensino e divulgação dessa ciência”, revela Antonio Carlos Ferreira Junior, Supervisor da Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica Professor Aristóteles Orsini.
O professor faleceu em 1998, aos 74 anos de idade, deixando a todos que com ele conviveram, um exemplo de perseverança, como relembrou, emocionado, seu filho José Tadeu.
“Hoje está mais fácil falar em inclusão social para portadores de deficiência. Mas há cinquenta anos, era bem difícil. Imaginem um homem cego, recomeçando a vida profissional, numa nova atividade. E realizando seus objetivos. Meu pai conseguiu”.
Rodrigo Ravena, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, destacou o espírito de equipe, presente na Escola de Astronomia e Astrofísica desde o tempo em que o Professor Acácio lecionava ali até os dias de hoje, como um elemento essencial para superar metas e concretizar ações. “Fazendo junto, dá para fazer melhor. E o Professor Acácio demonstrou que é possível se fazer mais, superando as dificuldades de uma condição pessoal”.
Também foi aberta no local uma exposição de fotos de João Luiz de Brito Neto, que reúne imagens que marcaram a historia do Planetário, desde a sua construção até a reforma da cúpula onde ocorre a projeção do céu estrelado.
 

Salvar