Parque do Carmo oferece oficina sobre PANCS - Plantas Alimentícias Não Convencionais

Objetivo é refletir sobre usos de plantas consideradas invasoras ou ervas daninhas pela maioria das pessoas e sua importância para a biodiversidade.

Na primeira parte da oficina haverá uma saída a campo, comandada por Vandineide Santos, bióloga da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz). Durante a caminhada, os participantes serão orientados a como reconhecer os diferentes tipos de PANCS presentes no próprio parque.

Poderão ser vistas espécies como Tanchagem, Taioba, Picão, Sete Sangrias, Pata de Vaca, Hibisco, entre outras. Segundo Vandineide, este tipo de vegetação é ancestral na nossa cultura. “Boa parte dessas plantas era o que as pessoas consumiam antigamente. Entretanto, o costume foi se perdendo com o tempo”, aponta.

Em seguida o grupo se concentrará no Espaço Experimental para discutir a importância do estudo dessas plantas já que são pouco conhecidas as propriedades medicinais, nutritivas e sua grande contribuição para a biodiversidade. “A paineira, por exemplo, pode ser usada para tratar problemas pulmonares”, destaca Va bióloga.

O Espaço Experimental conta com bancadas, grama e árvores como cerejeiras e pés de café. Para Maria Carolina Rossi, coordenadora do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Ambiental, ele é propício a uma maior interação com os participantes.

“O local recebe muitas atividades relacionadas à plantação, e o público mostrou-se muito interessado por um evento que ocorreu sobre permacultura. Então temos boas expectativas para esta oficina, afirma.

A oficina, gratuita e aberta ao público em geral, acontece na quarta feira (30/11), das 9h às 14h.

Há 30 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever previamente pelo telefone 2749-2272. A idade mínima para participar é 12 anos.

Recomenda-se que todos levem alimentos e bebidas para compartilhar após a oficina, pois haverá um lanche comunitário visando à troca de experiências.

Os participantes devem também levar canecas, pois não serão utilizados copos plásticos. Recomenda-se que os participantes levem calçados apropriados para a saída a campo.

Serviço
Oficina | Biodiversidade e as Plantas Alimentícias Não Convencionais
Local: Espaço Experimental do Parque do Carmo
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Souza, s/n
Inscrições: (11) 2749-2272