Cultura Africana em destaque no Aniversário do Parque Consciência Negra

Evento vai de sexta a domingo, dia da Consciência Negra, que homenageia Zumbi dos Palmares.

Para comemorar o 7º aniversário do Parque e também o Centenário do Samba, acontece uma ampla programação, gratuita e aberta para o público em geral.

As atividades começam no dia 18/11, a partir das 13h, com uma apresentação do cantor Dal Santana e Banda Kinla, seguida do poema cantado "Uma flor para Conceição Evaristo".

No domingo, 20, a partir das 11h acontece a Feira Afro e apresentação de Dança Circular Africana. Durante a tarde o público poderá participar de Contação de História, receber orientações de Saúde e visitar a exposição “Memória Viva”, que conta um pouco da história do bairro.

A festa será encerrada com uma apresentações dos artistas: A’s Trinca, Dal Santana e Banda Kinla, Rapper Bêne Zil, Grupo Nossa Arte, Equipe-Up Capoeira e leitura de poesias com Cleide e Jeovana.

Um Parque para lembrar Palmares

Inaugurado em 20 de novembro de 2009, o Consciência Negra está localizado no bairro Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste da cidade e recebeu esse nome em consideração à população local, formada em boa parte por afrodescendentes.

A data homenageia Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares que morreu no dia 20 de novembro de 1695.

No dia da inauguração foi plantado um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.

Em sua área, de 162.678m², estão equipamentos que ajudam a resgatar e valorizar aspectos da cultura negra. Os frequentadores também dispõem de um espaço para prática de capoeira, danças e apresentações culturais.

Há também a possibilidade de observar a vegetação composta por remanescentes de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão e várias espécies pássaros e borboletas.

Serviço:
Parque Consciência Negra
Rua José Francisco Brandão, 320 - Cidade Tiradentes
Telefone: (11) 2285-1940