Estrelas da Bandeira Brasileira são atrações nos Planetários

A programação especial acontece durante o feriado da Proclamação da República.

As estrelas são um elemento marcante na bandeira do Brasil, pois cada uma representa um estado da federação. E essa disposição não é aleatória: elas mostram parcialmente algumas das constelações visíveis no céu do Brasil no dia 15 de Novembro data em que foi proclamada a República.

Estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, Escorpião, Cão Maior, Triângulo Austral, Cão Menor, Hidra Fêmea, Virgem, Carina e Oitante. Além disso, existem várias curiosidades associadas à disposição das estrelas em nossa bandeira, como o fato das constelações estarem afixadas de forma invertida horizontalmente, produzindo um efeito de espelhamento.

Serão duas sessões no Planetário do Ibirapuera (Professor Aristóteles Orsini), as 12 e 17 horas, e uma no Planetário do Carmo (Professor Acácio Riberi), às 12h. A apresentação é a mesma: mostrará o céu do dia 15 de novembro, focando principalmente nas constelações presentes na Bandeira Nacional. E em cada constelação as principais estrelas constituintes, sua posição na bandeira e outras curiosidades.

Cada sessão dura 40 minutos. Os ingressos, gratuitos e abertos ao público em geral, são distribuídos uma hora antes do início. Por questões relacionadas à segurança e ao ambiente interno da sala durante as sessões, é permitida a entrada de crianças a partir de cinco anos, desde que os pais ou responsáveis apresentem o documento de identidade.

Nesse dia os Planetários também oferecem sessões com programação normal. Às 10h a sessão infantil A Janela Mágica e às 15h Os Segredos do Céu de Primavera.

Confira abaixo a programação:

> Planetário do Ibirapuera


> Planetário do Carmo