Reconhecimento das Nuvens é assunto para a Escola de Astronomia e Astrofísica

Através da observação dos vários tipos de nuvens é possível ter uma noção do que pode acontecer com o tempo.

O evento, gratuito e aberto ao público num total de 80 vagas, acontece na próxima quinta-feira, dia 10, entre 13h30 e 16h30, no auditório da Escola de Astronomia e Astrofísica (EMA) no Parque Ibirapuera.

Na palestra, a cargo do professor Luis Carlos Torelli, serão abordados os métodos para uma boa identificação das nuvens, as observações de suas formas, seu desenvolvimento e como fazer comparações com fotografias tomadas em série.

As nuvens são agregados visíveis de diminutas partículas de água ou gelo, ou dos dois, em suspensão no ar livre. De acordo com as características podem ser subdivididas em espécies, variedades, características complementares e nuvens anexas.

Através dos tipos de nuvens que se encontram no céu, pode-se fazer uma avaliação do que vai acontecer com o clima com certo grau de precisão, pois apresentam sempre deslocamentos e transformações internas provocadas pelos ventos, pelas expansões, espessamentos e afinamentos que ocorrem no decorrer do tempo.

Convém lembrar também que a atmosfera em si apresenta variações conforme a estação do ano, afetando o comportamento das nuvens.

 

Serviço:
Palestra: Reconhecimento das Nuvens
Palestrante: Profº Luis Carlos Torelli
Vagas: 80. Totalmente gratuito.
Público: Geral.
Dia: 10 de novembro de 2016, quinta-feira
Horário: das 13h30 às 16h30
Local: Auditório da Escola de Astronomia e Astrofísica (EMA)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera
Pedestres: Acesso pelo portão 10
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)