Parque do Povo oferece atividades gratuitas

Yoga, caminhada e esgrima são algumas opções. No dia 27 evento divulgará peças de xadrez gigante.


O Parque do Povo, que comemorou seu aniversário de 8 anos em setembro, oferece uma grande lista de atividades gratuitas abertas ao público. As aulas incentivam a prática esportiva e terapêutica ao ar-livre e já se tornaram tradição tanto nos dia úteis quanto nos fins de semana.

Para cada domingo do mês há uma atividade programada. A Yoga, uma das aulas mais antigas e frequentadas, ocorre sempre na primeira data, às 9h30, e chega a ter 100 alunos por sessão.

No segundo e terceiro domingos, há Pilates e Dança (Movimento Saúde), respectivamente. Ambas começam às 10h, e para cada aula de dança o estilo varia entre Zumba, Salsa Shine e Piloxing.

Há ainda aula de Tai Chi Pai Lin, há mais de 3 anos no parque. Ela ocorre terças, das 7h30 às 8h30, e sextas, das 8h às 9h.

A atividade mais recente é a esgrima, implantada há menos de um mês. Ela é a única que necessita de inscrição prévia, pois há um limite de 20 vagas, e é indicada para pessoas a partir de 15 anos. É oferecido todo o material necessário para a prática da modalidade, como espadas, coletes e máscaras. Ela ocorre toda terça das 17h às 20h.

As práticas ocorrem na marquise e no gramado principal, com exceção do grupo de caminhada, que se encontra na entrada do parque toda sexta feira às 9h.

Para Izadora Camacho Zorzo, administradora do Parque do Povo, as aulas no parque ajudam a criar um espaço democrático.

“As pessoas têm uma necessidade de procurar atividades ao ar livre, e para isso não há nada melhor do que uma área pública. É um espaço acessível a todas as pessoas, sem segregação, onde elas podem interagir”, afirma.

No dia 27 de novembro, haverá um evento para as famílias e os amantes de xadrez, das 10 às 13h. O parque possui desde a sua criação peças gigantes, que variam de 50 centímetros a 1 metro, mas ficavam guardadas. Há também um tabuleiro gigante desenhado no chão.

A enxadrista Thauane Medeiros, campeã brasileira em categorias juvenis e integrante da Equipe Olímpica Feminina de Xadrez, irá jogar partidas com o público, tanto no tabuleiro gigante quanto nos outros cinco normais que o parque dispõe.

Izadora diz que o objetivo principal do evento é divulgar as peças gigantes. “Não queremos que elas continuem esquecidas. Nossa meta é que as crianças e adultos passem a utilizar mais essa estrutura que o parque dispõe”, comenta.

O Parque do Povo abre diariamente das 6h00 às 22h, está localizado na Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros.