Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera ajuda a conhecer melhor a Natureza



Iniciativa da Escola Municipal de Jardinagem da UMAPAZ possibilita formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e orienta soluções.

Marcado por sua rica biodiversidade, o Parque Ibirapuera é uma das áreas verdes mais notáveis de lazer da cidade e por isso o lugar ideal para ações voltadas ao trabalho de educação ambiental e sensibilizações socioambientais do cotidiano.

A aventura começa numa sala muito especial, onde o participante faz o primeiro contato com a natureza: pode tocar frutos, sementes e até pedaços de tronco das árvores, objetos que reproduzem sons dos animais e ouvir cantos de aves encontradas na área.

Em seguida começa a caminhada por diversos pontos do parque, onde aprende a conhecer as plantas pelo cheiro, textura e formas e identificar aves e animais pelos sons.

Uma das atividades que mais chama a atenção é o “Encontre a sua Árvore”. Os participantes são divididos em duplas. Um dos integrantes é vendado, como na brincadeira cobra cega. O parceiro o leva até uma árvore e através do toque, ele terá que descobrir para qual espécie de árvore foi conduzido.

As percepções sensoriais através do tato, olfato e audição são bastante utilizadas pelos monitores durante toda a atividade. Além do conhecimento de flora e fauna, o objetivo é conscientizar o público sobre a necessidade de cuidar bem desse tesouro que são os recursos naturais.

“Quando as pessoas vêm aqui para participar do programa e passam a ter contato com a natureza e as questões ambientais, elas se sentem parte, se sentem responsáveis por isso. Agora mesmo na nossa Sala da Aventura mostramos um Biguá que resgatamos no lago e está com um tampinha de garrafa presa entre o bico e o pescoço. Então fica perceptível o quanto um fato isolado está interligado ao outro. A educação ambiental é transdisciplinar então aqui todos aprendem na prática o que está acontecendo” afirma Márcia Barbosa Corrêa , coordenadora do projeto.

A Aventura Ambiental é um programa gratuito, aberto a todas as idades mediante agendamento prévio. Acontece as terças, quartas e quintas, pela manhã e tarde.

É um importante instrumento de educação ambiental e cultura de paz e visa desenvolver através de atividades intencionais da prática social, uma relação de crianças, adolescentes, adultos e idosos por meio da observação da natureza e diálogos entre si, tendo em vista fortificar essa atividade humana.

Para mais informações, horários e agendamentos, clique aqui.