Parque Ibirapuera recebe ações de conscientização ao câncer de mama



Roda-gigante, sessões de cinema, aulas de zumba e alongamento fazem parte do evento

Entre os dias 7 e 12 de outubro,das 10h às 21h, o Parque Ibirapuera recebe a 4ª edição do Giro pela Vida, em parceria com a empresa Avon, marcando o Outubro Rosa.

O objetivo do evento é chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama, um dos que mais matam mulheres em todo o mundo. O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle da doença.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Já presente em outras edições, a roda-gigante é uma das atrações principais do Giro pela Vida. Além de ser ótima opção de lazer, ela tem grande função simbólica na campanha. Seu formato circular e sua grande altura representam os altos e baixos que as mulheres enfrentam durante o tratamento.

Para dar uma volta no brinquedo basta dedicar alguns minutos para receber informações sobre o câncer de mama, autoconhecimento e exames preventivo, que serão transmitidas por meio de um vídeo exibido em uma tenda ao lado da roda-gigante. Para as mulheres com mais de 40 anos que forem ao local, há ainda a possibilidade de realizar mamografias gratuitamente, em uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos.

Também serão oferecidas sessões de cinema ao ar livre gratuitamente. Três filmes serão exibidos diariamente, as 14h, 16h e 19h. Dentre as obras, que terão como temática geral o empoderamento feminino, haverá Alice no País das Maravilhas, Frida e Que Horas Ela Volta?. Para ocupar um dos 300 lugares disponíveis, basta chegar com antecedência e retirar uma senha. Os visitantes também vão poder praticar atividades físicas como alongamento e zumba.

Em 2015, a 3ª edição do Giro pela Vida recebeu mais de 65 mil pessoas, e cerca de 700 mamografias foram realizadas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais 57 mil novos casos sejam descobertos no Brasil este ano. Quando diagnosticado no início, a chance de cura é de até 90%.

Serviço:
Giro pela Vida no Parque Ibirapuera
Data e horário: 07 a 12 de outubro, 10h às 21h
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n