Especial de Férias: Parque Ecológico Profª Lydia Natalízio Diogo

Fotos: Joca Duarte / SVMA

O parque é amplo, plano e de fácil acesso já que está próximo a uma das principais avenidas da região da Vila Prudente, a Professor Luís Inácio de Anhaia Melo.

Os frequentadores podem escolher entre as trilhas, pistas para caminhada e Cooper, todas muito procuradas. Também são bastante disputados os equipamentos para ginástica e alongamento.

Para quem busca lazer e descanso, opções irresistíveis: nascentes, bosque, mandala de ervas medicinais e um jardim japonês com um lago onde não faltam uma cascata e as coloridas carpas, uma atração à parte.

Para completar, áreas para piquenique, playground e bancos em locais sombreados por árvores de grande porte.

Mas atenção: no parque é permitido somente bicicletas de aro 16, ou seja, para crianças até 10 anos de idade. É vetada a prática de skate.

Cães e gatos domésticos são permitidos, desde que presos à coleira e guia.

O Profª Lydia Natalizio Diogo foi criado em 1996, numa região que era chamada de morrão, altamente adensada e carente de espaços verdes.

Sua área de 380.488 m² reúne espécies nativas de Mata Atlântica, eucaliptal, gramados e áreas ajardinadas além do pinheiro-do-paraná. A fauna é composta por vinte e três espécies de aves sendo a maioria comum de áreas abertas da cidade como asa-branca, caracará, quero-quero, sabiás, pica-pau-do-campo, entre outras. Há também pequenos animais e locais para contemplação.

Pelas suas características de parque ecológico, tem um vasto programa de educação ambiental que inclui: coleta seletiva de lixo, coleta de óleo usado, de pilhas e uso de composteira, entre outros.


Serviço:
Parque Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo
Rua João Pedro Lecor, s/n - Vila Prudente
Funcionamento: diariamente das 6h às 22h