SVMA debate formulação do Plano de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres

Especialistas participam de quatro encontros de discussões visando gerar subsídios nas áreas de gestão e banco de dados para o Sepavel

Fotos: Joca Duarte

De acordo com o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (Lei 16.050/2016) o Sistema de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres é constituído pelo conjunto de áreas protegidas pela legislação ambiental, compreendendo terras indígenas, áreas prestadoras de serviços ambientais, as diversas tipologias de parques e logradouros públicos, espaços vegetados e espaços não ocupados por edificação coberta, de propriedade pública ou particular.

À Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente cabe a formulação do plano para estruturar este sistema. Sob a coordenação do DEPLAN foi dado o primeiro passo, com a realização de um ciclo de debates que reuniu professores de universidades, pesquisadores, representantes das subprefeituras e técnicos da SVMA.

O ciclo de debates foi organizado em quatro encontros, cada um deles dedicado aos macrotemas: Áreas Protegidas, que incluem as Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável, como por exemplo, as Áreas de Proteção Ambiental (APAs); Áreas Verdes, constituídas basicamente pelos parques públicos, praças, e outras áreas vegetadas de propriedade publica ou particular; Espaços Livres, que abrange entre outras categorias, as ruas, os quintais, os pátios, as calçadas, os terrenos vazios. No quarto encontro, que encerrou o Ciclo de Debates, o foco ficou em Gestão e Indicadores de Monitoramento, abordando questões que remetem a inovação das formas de gestão e a importância em estabelecer indicadores de desempenho do sistema.

As apresentações e memórias dos encontros serão, oportunamente, disponibilizadas. Em agosto será divulgada a proposta de sequência dos trabalhos.