SVMA e Defesa Civil iniciam treinamentos de prevenção e combate a incêndios nos parques

O primeiro deles acontece no Parque Anhanguera, o maior do município de São Paulo.

Foto: Joca Duarte / SVMA

Nos meses de inverno, quando os períodos de estiagem são mais frequentes, aumentam os riscos de fogo em áreas de vegetação. Parques e áreas de proteção ambiental são as maiores vítimas dos incêndios provocados, principalmente, por balões, pontas acesas de cigarro jogadas irresponsavelmente na beira de estradas, fogueiras mal apagadas e causas naturais. Os incêndios causam diversos danos socioambientais como a poluição do ar, destruição da paisagem e desequilíbrio ecológico entre outros.

A escolha do Anhanguera para marcar o início do programa de treinamento foi devido ao fato dele possuir a maior área entre os 107 parques municipais paulistanos: 9,5 milhões de metros quadrados. Além disso, abriga vegetação nativa de mata Atlântica e um considerável agrupamento de eucaliptos, remanescente da propriedade que deu origem ao parque, o sítio Santa Fé, uma antiga fazenda de reflorestamento. O Anhanguera já sofreu alguns incêndios, sendo que o mais intenso deles aconteceu em 2014, devido à queda de um balão e destruiu cerca de 30% do parque.

Segundo Adriano Candeias, gestor ambiental, a iniciativa do projeto foi devido à necessidade de manter as equipes de brigadistas formadas pelos funcionários dos parques e defesa Civil atualizados com novos recursos e tecnologia. “É preciso ter conhecimento dos novos equipamentos, mais eficientes, que estão sendo usados, ao mesmo tempo em que capacitaremos os funcionários para ações junto à comunidade do entorno no sentido de sensibilizar a população sobre a importância de colaborar na prevenção de incêndios no parque”, diz Adriano.

O treinamento, que acontece no próximo dia 7, constará de temas como: primeiros socorros, prevenção e técnicas de combate a incêndios, organização operacional e novas tecnologias de prevenção e será ministrado pelo Gestor do Parque Estadual do Juquery, Francisco de Assis Honda.

Participarão funcionários da SVMA, subprefeitura e Defesa Civil.

Incêndio ocorrido em 2014 no Parque Anhanguera - Foto: Marcelo Freire / SVMA


Serviço:
Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais
Data: 07/07/2016
Horário: 09h às 17h
Local: Auditório do CEMACAS - Parque Anhanguera
Endereço: Av. Fortunata Tadiello Natucci, 300 (altura do Km 26 da Rodovia Anhanguera) - Perus