Parque Alfredo Volpi cria Roteiro Botânico para alunos da rede pública

O projeto visa estimular entre as crianças o conhecimento de plantas nativas

O Alfredo Volpi está localizado no Morumbi, zona oeste da cidade, em uma área remanescente de Mata Atlântica e reúne 291 espécies, das quais 12 ameaçadas e 110 espécies de fauna.

O projeto paisagístico do parque foi elaborado em 1966 por Rosa Kliass, com a colaboração do arquiteto Carlos Welker e do botânico Helmut Shilk, que fez o levantamento florístico da área. Também dispõe de trilhas que são usadas para corridas, caminhadas e contemplação.

Essas características o tornaram um lugar ideal para implantação de atividades de educação ambiental, um dos focos de atuação da SVMA.

O Roteiro Botânico está acontecendo desde o dia primeiro deste mês, com participação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Camilo Aschar. As crianças, acompanhadas dos monitores, percorreram o percurso de aproximadamente 1,5Km pelas trilhas rústicas do parque.

Durante a atividade, os alunos puderem ver de perto mais de 30 espécies entre nativas da Mata Atlântica, como Palmeira-real, Costela-de-adão, Peroba-rosa, Samambaia-açú, Camboatá-de-folhas-largas, Açoita-cavalo, Jequitibá, Cedro-do-brejo, Jatobá, Cedro e algumas espécies exóticas (assim denominadas porque foram introduzidas na região) como a Palmeira-seafórtia, nativa da Austrália, muito utilizada por paisagistas.

O Roteiro também incluiu observação de espécies de aves, anfíbios como sapo, rãs, e ainda, pequenos mamíferos como a preguiça-de-três dedos, sagui-de-tupo-preto e o suruê.

“O projeto é importante porque dá origem a um roteiro pedagógico que possibilita uma ampla reflexão sobre a dispersão, interação e características dessas plantas”, explica a Administradora do Parque, Angela Donda Troleis.

As atividades acontecem diariamente em dois horários: das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, mediante agendamento prévio, para grupos de 8 a 25 pessoas, pelo telefone 3031-7052.


Serviço:
Parque Alfred Volpi
Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi
Funcionamento – Diariamente das 6h às 18h