Dez anos de Tai Chi Pai Lin no Parque Ibirapuera

Prática oriental é cada vez mais procurada pelos benefícios que traz à saúde física e mental

Nem mesmo o frio de final de outono afastou as adeptas do Tai Chi Pai Lin que se reuniram na sexta-feira logo de manhã para mais uma rodada de exercícios e relaxamento.

Nesse dia, por coincidência, já que o espaço é aberto a todos os usuários, foi só para mulheres. Animadas, elas realizaram os 37 movimentos, divididos em duas partes. Na primeira predominam os movimentos de mãos associados às bases de pernas tradicionais. No segundo associam-se os movimentos de mãos aos de pernas (chutes) mantendo as bases clássicas. Este conjunto de práticas integra princípios da medicina tradicional chinesa, meditação taoista e os movimentos suaves do Tai Chi Chuan.

No Ibirapuera, que já tem até público cativo ao longo desses dez anos, a atividade é sempre muito procurada.“Vem muita gente para o Tai Chi Pai Lin, em razão dos seus inúmeros benefícios. O público é, predominantemente, de mulheres adultas. Eventualmente há homens e mesmo jovens”, informa Suely Fedelman Baasi, coordenadora da atividade.

Alguns participam por recomendação médica, outros por ser uma atividade que não requer muito esforço físico ou mesmo para quem está simplesmente em busca de paz interior. “Todo dia você ganha um pouco. É um ato contínuo que, para mim, colaborou para o aumento da minha autoestima”, diz Márcia Caran, participante assídua das sessões semanais no Ibirapuera.

A prática acontece todas as segundas e sextas-feiras, às 10h30, mesmo nos dias frios, no Espaço Serraria e é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A única exigência é para os praticantes usarem roupas e calçados confortáveis.

O incentivo ao Tai Chi Pai Lin integra as atividades contínuas da Umapaz, visando aliar essa prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas da educação ambiental e os valores da cultura de paz.

O Tai Chi tem origens na arte marcial chinesa. Em chinês Pai Lin, nome do mestre que trouxe a atividade para o Brasil, significa “ cem anos “. Num sentido mais amplo, pode indicar o caminho de cultivo da saúde e da longevidade. Seus benefícios são comprovados em casos de distúrbios emocionais ligados a depressão, ansiedade e insônia ou mesmo físicos, como dores causadas pela fibromialgia. Os exercícios fortalecem a musculatura, além de proporcionar mais disposição e sensação de bem-estar.


Serviço:
Tai Chi Pai Lin no Parque Ibirapuera
Segundas e sextas-feiras, às 10h30
Local: Espaço da Serraria
Endereço: Av. República do Líbano, s/n (Portão 7)
Outros parques municipais também oferecem a prática de Tai Chi Pai Lin.
Mais informações pelo telefone: (11) 5572-1004