SVMA participa da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Além de representantes do poder público, estiveram presentes agricultores, produtores, consumidores e munícipes interessados no assunto

Com o tema ‘Discutindo o Rural na Cidade de São Paulo’, a Conferência, que aconteceu na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), nesta quarta-feira (15/06), teve como objetivo o estabelecimento de diretrizes, coleta de propostas e definição das prioridades para a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O Plano será desenvolvido no 2º semestre de 2016, pela Prefeitura de São Paulo e pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável, que teve sua primeira eleição de conselheiros, para o mandato 2016-2018, realizada durante o evento.

A Conferência é um dos desdobramentos do programa intersecretarial ‘Agriculturas Paulistanas’, lançado em março deste ano, visando o estabelecimento de um ciclo de desenvolvimento sustentável nas regiões rurais da cidade de São Paulo.

São Paulo Rural

Embora seja conhecida como essa imensa selva de pedra, São Paulo possui uma grande parcela de área rural. Atualmente, cerca de 30% da área do município está na zona rural, onde há 5 mil hectares destinados à produção agrícola, principalmente no extremo sul da cidade.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, destacou a importância do papel da agricultura sustentável na conservação e recuperação ambiental.

“Essa atividade, exercida na borda de áreas de proteção ambiental do município, tem uma função muito importante, pois atua como uma espécie de cinturão de proteção. Então fomentar ações que promovam essa atividade ajuda a implantar uma cultura de proteção e também de educação ambiental.

Atividades que poderiam ser poluidoras e destruidoras do verde acabam transformadas em zelo ao meio ambiente, colaborando com a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e com o aumento da produção de alimentos saudáveis para a cidade”, afirmou o Secretário.