Frequência do Parque Cordeiro aumenta após instalação de brinquedos acessíveis

O objetivo é trocar experiências e vivências entre as crianças

O espaço é todo dos pequenos que podem escolher o balanço duplo, o balanço gafanhoto com bola, o trepa-trepa, o girassol oscilante, flores falantes, gangorra, banco gafanhoto e até uma mesa de areia.

Os brinquedos fazem parte do “Projeto Anna Laura Parques Para Todos”, que disponibiliza espaços estruturados que propiciam às crianças com ou sem deficiência momentos lúdicos de compartilharem as mesmas experiências.

O projeto foi criado pelos pais da menina Anna Laura Petlik Fischer, falecida em 2012. O Parque Cordeiro, na Zona Sul da cidade, foi escolhido para instalação dos brinquedos pelo fato da família de Anna Laura morar na região e frequentar o local. A família doou os equipamentos, que estão na mesma área dos demais, e tornou-se responsável por sua manutenção.

Como explica a administradora do Parque Maria das Dores Martins Eugenio, essa é uma maneira das crianças com mobilidade reduzida ou alterações sensoriais e intelectuais possuem de brincar de forma segura.

“Por termos este diferencial, além dos usuários habituais, também recebemos, frequentemente, a visita de escolas da redondeza que atendem crianças e adolescentes com mobilidades especiais. Após a instalação desses brinquedos, o número de usuários aumentou bastante”, relata Maria das Dores.

Inclusão

Em 2009, uma Lei Federal determinou a presença de brinquedos inclusivos em áreas públicas. Em São Paulo, o Prefeito Fernando Hadad sancionou, em fevereiro deste ano, Lei Municipal tornando obrigatória a instalação desses equipamentos em áreas de lazer e parques infantis, públicas e privadas. A lei também prevê a obrigatoriedade de brinquedos adaptados em clubes particulares e centros comerciais com área de lazer. O objetivo é proporcionar a integração das crianças deficientes com outras crianças.

A norma exige que os brinquedos devam estar de acordo com as regras do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Nos locais onde eles estiverem instalados deverão ser afixadas placas indicativas com as informações: “Entretenimento infantil adaptado para integração de crianças com ou sem deficiência”.

Serviço:
Parque Cordeiro 'Martin Luther King'
Rua Breves, 968 – Chácara Monte Alegre – Santo Amaro
Horário de funcionamento: diariamente das 7h às 19h