Lions Clube Tucuruvi incentiva descarte correto de radiografias

A campanha integra o projeto de educação ambiental desenvolvido pelo parque

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Pastoral da Ecologia da Arquidiocese de São Paulo, que tem por objetivo o debate das questões relativas ao saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida dos cidadãos, base da Campanha da Fraternidade desse ano.

A chapa de radiologia é feita de um plástico chamado acetado e coberta por uma fina camada de grãos de prata sensível à luz. O plástico gera riscos para o meio ambiente demorando mais de cem anos para decompor. Já a prata, assim como outros metais pesados, é altamente prejudicial à saúde, pois acumula no organismo, causando problemas renais, motores e neurológicos.

Muito utilizadas em vários setores da medicina, as radiografias acabam sendo descartados sem nenhum cuidado ou falta de conhecimento. Vão parar em aterros sanitários e causam vários problemas como contaminação do solo e do lençol freático.

A liberação no ambiente é proibida pelas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Para ajudar a conscientizar os frequentadores da importância de descartar corretamente as populares “chapas”, a administração do Lions Clube Tucuruvi criou a campanha.

Foi disponibilizado no parque um recipiente especifico para esse fim, num local protegido da chuva, pois o material quando em contato com a água libera metais pesados. Uma vez cheio, o recipiente é retirado pela Pastoral e encaminhado para uma empresa de descontaminação e posteriormente reutilizado para fins industriais.

Como reforço, os usuários são informados da coleta através de folhetos, cartazes e e-mails.

Ainda dentro do programa de educação ambiental, a administração do Lions Clube Tucuruvi realiza campanha permanente de reciclagem de óleo de cozinha, recebendo qualquer quantidade do produto usado e encaminhando-o para o destino correto.

Para Maurivane Fernandes, administradora do Parque essas iniciativas estão sendo muito bem recebidas pela população.

“Muita gente até entende que precisa dar um destino correto a estes produtos, mas não tem um lugar próprio para isso. Quando ficam sabendo que podem fazer isso aqui, começam a criar até um hábito de trazer seus raio x ou o óleo usado. E é muito importante que a população seja estimulada a ações corretas na hora de jogar fora um produto que já não tem utilidade, mas é potencialmente causador de danos à saúde e ao meio ambiente”, conclui Maurivane.


Serviço:

Parque Lions Clube Tucuruvi
Rua Alcindo Bueno de Assis, altura do nº 500
Aberto diariamente das 6h às 18h