Feira de Troca de Sementes é atração no Dia Mundial do Meio Ambiente

Centenas de pessoas foram ao Parque Ibirapuera para trocar experiências sobre cultivo de varias espécies de plantas

O evento promovido pela Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz em parceria com o grupo Semear Conhecimento teve como objetivo mostrar a importância de cultivar, preservar e multiplicar sementes e mudas originais, para a prática de agricultura orgânica e de alimentação saudável.

Apesar do dia chuvoso, mais de 200 pessoas, vindas de vários locais da capital e Grande São Paulo, aproveitaram a feira, das nove da manhã às cinco da tarde.

Trazendo vasinhos de casa, o público trocou sementes e mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais. Também plantou, aprendeu técnicas de colheita, conheceu os diversos tipos de plantas e também provou alimentos sem agrotóxicos.

Além da Feira, aconteceram palestras, contação de histórias, oficina de alimentos saudáveis e oficinas de danças.

Para Mônica Borba, diretora da UMAPAZ, foi principalmente uma troca de experiências e conhecimentos entre pessoas que têm em comum o gosto por plantas e práticas solidárias.

“Incentivar essa troca contribui não apenas para a diversidade genética das plantas, mas também para ampliar experiência e conhecimento”, concluiu.

A experiência bem sucedida deverá ter novas edições nos próximos meses, sendo uma prevista para o início da primavera.