SVMA comemora com ações ecológicas e culturais o Dia Mundial do Meio Ambiente

Feira de Troca de Sementes e abraço na Guarapiranga estão entre as atividades que acontecem nos parques municipais

Quem for à sede da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz, no Parque Ibirapuera, poderá levar uma planta ou semente que tenha em casa e participar da 1ª Feira de Troca de Sementes e Propágulos.

Aberto ao público em geral o evento tem como objetivos a valorização da diversidade genética mediante a permuta e distribuição de sementes (crioulas, ornamentais, frutíferas, nativas, medicinais), propágulos (rizomas, bulbos, tubérculos, caules) e mudas.

Também haverá palestras, contação de histórias, dança circular, oficinas de alimentação saudável e compartilhamento de saberes sobre agrofloresta.

Para Mônica Borba, diretora da UMAPAZ, o principal objetivo desse dia de atividades ambientais é a valorização da diversidade genética e participação da comunidade através da permuta e distribuição de semente.

“É um incentivo à prática solidária e a troca de saberes, envolvendo as diversas correntes da agricultura alternativa e comunidade tradicional”, afirma Mônica.

No Parque Barragem do Guarapiranga será realizada a 11ª edição do Abraço Guarapiranga, que elegeu como tema deste ano “Água limpa e saneamento é saúde. Exija, pratique!”. O propósito é discutir os direitos dos cidadãos ao acesso à água, saneamento básico e saúde.

O propósito do evento é discutir os direitos dos cidadãos de acesso à água, o saneamento básico e à saúde no país e conta com o apoio da Aliança Pela Água, uma rede que reúne mais de 60 organizações da sociedade civil, tal como ONGs, Movimentos Sociais, Coletivo de Luta Pela Água e Prefeitura de São Paulo.

Em defesa do patrimônio ambiental

Instituir o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente foi uma das decisões adotadas durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente que aconteceu em Estocolmo, em 1972.

A data tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e importância da preservação dos recursos naturais até então considerados inesgotáveis.

No Brasil, um decreto federal de 1981 ampliou a data para uma Semana Nacional do Meio Ambiente.

Em São Paulo, promover o desenvolvimento sustentável tem sido um grande desafio. Principalmente na implantação de políticas públicas integradas, orientando novos valores e princípios para a população.

Esta é uma das metas da atual gestão. E São Paulo saiu na frente em questões fundamentais, como consumo responsável, gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental.

O objetivo é desenvolver projetos de formação contínua, qualificada e participativa de educação para a sustentabilidade a todos os setores da sociedade.

A SVMA desenvolve ações para readequar e requalificar 34 Parques e Unidades de Conservação Municipais (Meta 86), plantar mudas de árvores em passeios públicos, canteiros centrais e sistema de áreas verdes (Meta 88) e Implantar polos de Educação ambiental, para capacitação e sensibilização de milhares de cidadãos.

Para Rodrigo Ravena, Secretário do Verde e do Meio Ambiente, a implantação de políticas públicas de preservação ambiental deve ser preocupação constante dos gestores públicos.

“Nosso patrimônio ambiental é um bem de uso comum e deve ser preservado para melhoria da qualidade de vida e bem estar de todos. Por isso é importante lembrar que todos os dias do ano são Dias do Meio Ambiente”, conclui o Secretário.