Grafiteiros fazem arte no Parque Trianon

A Oficina de Grafite faz parte do programa de educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

A atividade realizada pelo Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente foi ministrada pelo artista Renato Cassio Silva, mais conhecido como Recassio.

Renato estuda cores e costumava produzir sua arte nas ruas, experiência que trouxe para os participantes da oficina. Renato ensinou as técnicas básicas para iniciantes do grafite, como táticas de distância e velocidade para aperfeiçoar os traços. Também foram apresentados os tipos de sprays para determinadas ocasiões, como por exemplo, os a base de água, que são menos agressivos ao meio ambiente.

Lição aprendida chegou a hora de cada um dos alunos mostrar sua criatividade. A tela branca que serviu como painel, logo foi ganhando cores e formas espontâneas. De spray na mão vários desenhos foram criados, cada um com sua autenticidade: corujas, flores e até um ET surgiram dos traços rápidos e entusiasmados dos candidatos a grafiteiros, Paulo Henrique, designer digital. “Eu sou artista digital, sempre gostei de desenho e arte visual. Estou começando na área e quero trabalhar com isso, vim aqui para aprender mais”, afirmou.

Ao final do trabalho coletivo a tela ficou coberta de desenhos coloridos.

O professor Renato aproveitou para ensinar um conceito fundamental para quem quer se dedicar a esse tipo de arte popular: o respeito entre os grafiteiros de rua, de não invadir o muro dos outros artistas.

"Se eu não fosse grafiteiro, eu não sei o que seria e não sei se teria o tanto de amigos que eu tenho hoje na rua. Vai muito além de colorir um muro: é amizade, respeito e satisfação pessoal. Desenho é pra vida inteira” finalizou o artista.