Parque Benemérito José Brás cria 'Cantinho' para incentivar a leitura

O objetivo é oferecer aos frequentadores uma área adequada para desfrutar de um bom livro

O espaço é aberto, possui estantes protegidas e fechadas com cortinas, mesas feitas com caixotes doados por comerciante e bancos de troncos de árvores que vieram como doação de outro parque municipal, o do Piqueri.

Todo o projeto teve participação dos frequentadores, que puseram a mão na massa para ajudar na construção e no abastecimento de livros. Também foi disponibilizada uma caixa coletora, na entrada do prédio da administração, para receber doações.

“No primeiro sábado do mês acontece aqui a Calçada Literária, que une, de um lado, quem tem livros para doar e, de outro, os leitores, que escolhem gratuitamente um novo livro. Assim, aproveitamos para manter as estantes sempre com novidades”, afirma Luciana Fatima de Simões Carvalho, administradora do parque.

O sucesso do projeto, que começou há cerca de dois meses, pode ser medido pelo grande número de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que se reúnem no Cantinho, durante todo o dia.

“Os usuários não deixam os livros tomando poeira nas estantes e compartilham o aprendizado e o prazer da leitura através da cultura de doação”, conclui Luciana.

O Parque Benemérito José Brás, que tem uma área de 26.568 m², foi implantado por solicitação da comunidade em uma antiga praça que ficava na saída da estação Brás do metrô. A região é carente de áreas verdes pois é intensamente urbanizada e ocupada por comércio local.

O parque objetivou o melhoramento ambiental, com aumento da permeabilização do solo, arborização e áreas de lazer.


Serviço:

Parque Benemérito José Brás
Endereço: Rua Piratininga, 365
Horário: diariamente, das 06h às 18h